Gestores do IFMaker se reúnem para troca de experiências

O Ministério da Educação está apoiando a criação de 113 laboratórios em 39 unidades da Rede Federal; um deles está no IFPE-Campus Ipojuca

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) inicia uma nova fase do Projeto IFMaker com o intuito de auxiliar no processo de implantação dos laboratórios de prototipagem nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No último ano, o MEC, por meio do edital nº 35, apoiou 39 instituições com investimento de R$ 13,3 milhões, para a criação de laboratórios nas unidades acadêmicas, com a aquisição de equipamentos a fim de disseminar os princípios que norteiam o ensino maker.

Para o início da fase de ampliação do IFMaker, a Setec realizou, na última quarta-feira (26), uma reunião com as equipes gestoras dos projetos selecionados, trazendo informações que pudessem tanto orientar no processo da implantação como também aproximar os participantes, realizando inclusive a troca de experiências. O encontro contou com mais de 800 inscritos que puderam assistir palestras abrangendo o processo de compras e prestação de contas, capacitações maker e experiências exitosas sobre as ações já desenvolvidas, projetos de laboratórios móveis, além de apresentações com conteúdo acerca da perspectiva das incubadoras de empresas e da articulação com o setor produtivo.

Diversas estratégias foram introduzidas durante o encontro visando ampliar o leque de opções dos gestores para a implantação dos laboratórios de prototipagem. A segunda fase prevista para ter início neste ano, visa ampliar os espaços e o número de estudantes envolvidos nos projetos.

Laboratórios de Prototipagem

IFMaker, também, tem o intuito de capacitar os professores e técnicos administrativos em educação no desenvolvimento da cultura learning by doing, para que possam refletir sobre o uso da aprendizagem baseada em projetos e sobre como ela pode ser utilizada nesses espaços no suporte ao processo de ensino-aprendizagem de todas as áreas do conhecimento. Os espaços IFMaker permitem que o estudante seja protagonista no processo ensino-aprendizagem, e que o envolvimento com as necessidades da sociedade em que a unidade acadêmica está inserida seja estimulado.

A meta do projeto é implantar os 113 laboratórios nas 39 unidades da Rede Federal selecionadas no edital. Em 2021, a Setec está acompanhando a instalação dos laboratórios e planejando a ampliação dos que já foram instalados e as estratégias para sustentabilidade das ações que precisam ser desenvolvidas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Setec