IF Maker recebe visita de parceiros do Cabo e Maragogi

Docentes do IFAL e da UFRPE estiveram no laboratório maker do Campus Ipojuca

O Campus Ipojuca recebeu, na última terça-feira (10), a visita de docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco e do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Eles vieram conhecer o projeto IF Maker e as instalações do novo laboratório, além dos demais que compõem a estrutura do Campus Ipojuca.

“O IF Maker é um ambiente que proporciona a integração de diferentes áreas do conhecimento, e por isso abre muitas possibilidades de parceria”, explica o professor Thiago Victor Oliveira Santos, coordenador do IF Maker. Segundo ele, foram discutidas no encontro a realização de projetos de pesquisa conjuntos e de intercâmbios acadêmicos na área de Ensino.

Os visitantes são os professores Felipe Orlando González, coordenador do Bacharelado em Engenharia Mecânica da UFRPE – Campus Cabo de Santo Agostinho); Alexandre Nascimento dos Santos, coordenador do Centro de Estudos e Capacitação em Soluções para a Agricultura 4.0 do IFAL – Campus Maragogi; e Eric Ferreira de Oliveira, também professor do IFAL e integrante do centro. Integrou ainda a comitiva o professor Pedro Duarte Antunes, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), que também veio conhecer a estrutura.

O IF Maker disponibiliza à comunidade acadêmica, parceiros e comunidade externa tecnologias como escaneamento e impressão 3D e máquinas de corte, importantes para o desenvolvimento de produtos, além de fomentar a cultura maker, propiciando a aprendizagem baseada em projetos e um ambiente de inovação. “Instituições, associações e grupos que possam se beneficiar das tecnologias e do ambiente colaborativo do IF Maker podem entrar em contato conosco para o desenvolvimento de projetos”, afirma Santos.

O contato com a equipe gestora do IF Maker, composta por docentes, técnicos e estudantes do Campus Ipojuca, pode ser estabelecido pelo e-mail ifmaker@ipojuca.ifpe.edu.br.