Semana de C&T apresenta laboratório maker à comunidade do Campus

O polo IF Maker no Campus Ipojuca já recebeu diversos equipamentos e tem projetos em curso

Durante a Semana de Ciência e Tecnologia / Semana de Cursos, a comunidade acadêmica pôde conhecer de perto a estrutura do polo IF Maker no Campus Ipojuca. Com a maior parte dos equipamentos instalados e os primeiros projetos em curso, foi realizada uma abertura simbólica do laboratório juntamente com a abertura da Semana.

“Um dos diferenciais é que este laboratório não é voltado a este ou aquele curso, mas serve a ideias de todas as áreas e a projetos interdisciplinares”, disse a diretora-geral do Campus, professora Viviane Lucy.  O IF Maker disponibiliza à comunidade acadêmica, parceiros e comunidade externa tecnologias como escaneamento e impressão 3D e máquinas de corte, essenciais para o desenvolvimento de protótipos e produtos.

O Campus Ipojuca é um dos polos em Pernambuco da iniciativa IF Maker, lançada pela Secretaria de Educação Tecnológica do Ministério da Educação (Setec-MEC). A iniciativa instalou laboratórios de fomento à disseminação da cultura maker, que tem por fundamentos a aprendizagem baseada em projetos e um ambiente colaborativo propício à inovação.

No último dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, estudantes que já iniciaram a formação maker apresentaram projetos construídos com a tecnologia arduíno de automação de baixo custo: uma ferramenta didática para o estudo de soluções e aprendizado de conceitos de química e matemática; e um circuito para alarme de monóxido de carbono.

Além de mostrar os produtos construídos, na apresentação os estudantes relataram o processo de concepção e execução dos projetos com arduíno. “As dificuldades fazem parte do processo, assim como as tentativas de superá-las, muitas vezes com a colaboração de outras pessoas que frequentam o espaço maker”, disse Thiago Victor dos Santos, professor do Campus e coordenador do IF-Maker. Segundo ele, a cooperação é uma relação típica do ambiente maker, e que pode ser levada para para outras áreas da vida com resultados positivos.

O IF Maker do Campus Ipojuca conta com uma equipe gestora, composta por docentes, técnicos-administrativos e estudantes do Campus, e também com estudantes bolsistas, que receberão formação nas tecnologias do laboratório e atuarão como multiplicadores da cultura maker na comunidade acadêmica.”Os treinamentos disponibilizados pelo IF Maker formarão pessoas aptas a auxiliar, professores, estudantes e pessoas da comunidade externa interessadas em desenvolverem atividades no ambiente maker”, afirma Santos.