12ª edição da SNCT aborda transversalidade da Ciência e Tecnologia

Abertura do evento teve a presença do reitor do IFPE, de secretário municipal e de palestrante convidado

Aconteceu na manhã desta terça-feira (16), no Campus Ipojuca do IFPE, a abertura da 12ª edição local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece em paralelo à 3ª Semana Integradora de Cursos. A cerimônia foi um marco no processo de retorno gradual às atividades acadêmicas presenciais que o Campus vem conduzindo, respeitando todos os protocolos de segurança e controle da pandemia de Covid-19.

O professor José Carlos de Sá, reitor do IFPE, celebrou o papel da ciência e da tecnologia no combate à pandemia em curso atualmente. “Faz parte da nossa missão não apenas formar profissionais, futuros cientistas e desenvolvedores de tecnologia, mas também contribuir para a formação de cidadãos conscientes da importância da ciência para a humanidade”, disse ele.

A cerimônia de abertura, realizada no espaço de convivência por conta da melhor ventilação, teve ampla adesão dos estudantes do Campus. “Com essa abertura presencial é possível sentir um pouco do que é o IFPE em sua plenitude: ele vai além da sala de aula; se materializa em atividades de pesquisa, extensão e nas relações humanas”, disse o professor Victor Wanderley, diretor de Pesquisa e Extensão do Campus, que também coordenou a organização da Semana.

Também participaram da solenidade a professora Viviane Lucy dos Santos, diretora-geral do Campus Ipouca, e o secretário municipal de Educação do Ipojuca, Francisco Amorim. O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) abriu as atividades com música; e o professor Erick Viana, do IFPE-Campus Recife, proferiu a palestra inaugural, “Despertando Vocações para a Ciência, Tecnologia, Inovação e Gestão”.

Para o estudante Adryellisson Josélio Santos, do primeiro módulo do curso técnco Integrado em Segurança do Trabalho, a abertura da Semana possibilitou uma vivência acadêmica presencial como estudante do IFPE em Ipojuca e ampliou seu horizonte de participação na instituição. “A palestra inaugural foi muito completa, mostrou que podemos fazer muitas coisas como estudantes do IFPE! Eu me interesso por oportunidades na área de internacionalização e por cursos extras que vão abrir na área de programação, já quero me inscrever”, disse ele.