Projeto Mulheres na Eólica é destaque em Extensão Tecnológica

Reconhecimento foi concedido pela Facepe, órgão que financiou o projeto liderado por professora do IFPE-Campus Ipojuca

O projeto de Extensão Tecnológica “Mulheres na Eólica”, liderado pela professora Juliana Yanaguizawa Lucena, do IFPE-Campus Ipojuca, recebeu certificado de destaque da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). O projeto esteve entre as 90 iniciativas apoiadas pela Fundação no ano passado e apresentadas no Seminário de Avaliação e Integração do Programa de Extensão Tecnológica (Edital FACEPE nº 12/2021).

O projeto começou com um curso online introdutório à tecnologia da energia eólica, que atendeu a mais de 45 estudantes do IFPE-Campus Ipojuca e 20 trabalhadoras da indústria; na segunda etapa, as dez estudantes mais bem-colocadas participaram de 60 horas de imersão na indústria, com visitas semanais à SIW Kits Eólicos, em Suape. “As participantes puderam conhecer processos da indústria com profundidade, identificar pontos de melhoria e, ao final do ciclo, estudar e propor soluções à empresa parceira”, disse a idealizadora e coordenadora do projeto, professora Juliana Lucena.

“Sempre me interessei por assuntos relacionados à sustentabilidade, então fiquei motivada quando soube do curso. Eu queria ampliar meus conhecimentos sobre fontes de energia renováveis e ter uma capacitação específica nesta área, que por sinal vem crescendo muito no país”, conta a estudante Cíntia Gonçalves de Souza, concludente do curso técnico em Química”.

Maxilane Soares, que está no quarto módulo do curso de Petroquímica, também foi uma das participantes da etapa final. “Só o nome do projeto, Mulheres na Eólica, já me atraiu, foi um incentivo para eu perceber que é importante haver maior participação feminina no setor de energias renováveis”, disse ela. “Aprendemos a parte teórica e tivemos a oportunidade de vivenciar na prática, conhecendo os processos produtivos da nossa empresa parceira e inclusive propondo soluções de melhoria que, muitas vezes, passam despercebidos para quem está no cotidiano da fábrica. Acho que o projeto foi uma via de mão dupla, proveitoso para todos”, completou.

O projeto Mulheres na Eólica fez parte também da proposta de ação de professora Juliana Lucena enquanto mentorada do programa Women in Wind, promovido pelo Conselho Global de Energia Eólica (GWEC), que visa impulsionar as carreiras de mulheres na indústria eólica em escala global. “Um dos meus objetivos em participar da mentoria, além de crescimento profissional e pessoal, era oferecer capacitação para possibilitar que mais mulheres possam ingressar no mercado eólico e desenvolver carreiras na área de ciência e tecnologia”, afirma.