Projeto de extensão conclui curso piloto em programação de games

Projeto “Programação na Comunidade” ensina linguagem Python aplicada a jogos

Encerrou-se na última terça-feira (12/07) a turma piloto do projeto “Programação na Comunidade”, que propõe o ensino de lógica de programação e linguagem Python aplicada à criação de jogos de computador.

Dez estudantes do curso técnico Integrado de Mecânica concluíram a primeira edição do curso, que no segundo semestre será levado a estudantes de outras escolas públicas de Ipojuca e região.

“Logo que a oportunidade surgiu, eu quis me inscrever”, contou a estudante Evellyn Cristina. “O que achei mais legal foi aprender a escrever o código e ver as coisas funcionando mesmo, o jogo rodando”.

“Quando olhei o código no primeiro dia, pensei ‘isso é coisa de hacker’! Achei que nunca conseguiria entender”, disse Jean Carlos, colega de grupo de Evellyn. Em cerca de dois meses de curso, eles desenvolveram uma versão do clássico jogo da cobrinha, presente nos primeiros celulares do mercado, no início do ano 2000. Outros grupos da primeira turma projetaram versões dos jogos “Bricks” e “Roblox”.

Guilherme Amorim, orientador do projeto de extensão, ofereceu a formação com o suporte de uma equipe de dois extensionistas bolsistas e um voluntário, que também aprenderam Python para atuar como monitores. “A experiência com a turma piloto foi muito positiva. Vi algo que nunca tinha visto em sala de aula, os alunos vibrando, pulando na cadeira”, conta ele. A próxima etapa, segundo ele, é montar uma turma com estudantes de outras escolas do município.