Programa de Manutenção Acadêmica receberá inscrições de 06 a 13/09

O novo programa da Assistência Estudantil substituirá o Bolsa Permanência, com os mesmos objetivos

Foi publicado na última quarta-feira (31/08) o edital do Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica 2022.2, que substitui o antigo Programa Bolsa Permanência.

Com o objetivo de ampliar as condições de permanência dos/as estudantes do Instituto, o programa concederá auxílios que variam de R$130 a R$230 a discentes com matrícula ativa em cursos presenciais do IFPE, prioritariamente advindos/as de escolas públicas ou com renda familiar per capita de até 1,5 (um e meio) salário mínimo e/ou em situação de vulnerabilidade social, bem como alunos/as com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades.

No caso dos estudantes do Campus Ipojuca, o Programa receberá inscrições entre os dias 06 e 13/09. As inscrições são feitas on-line, por meio do sistema fluxo.ifpe.edu.br, de acordo com as normas do Edital de Seleção.

Confira o Edital do Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica 2022.2.

Certifique-se de separar e digitalizar a documentação exigida pelo Edital (Anexo II). Identifique em qual dos grupos descritos você se enquadra e siga as orientações do Edital. Os grupos são: a) estudantes ingressantes no IFPE por meio de cotas para renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio; b) estudantes não cotistas, mas cuja família é integrante do Cadastro Único de Programas Sociais, Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) e/ou Benefício de Prestação Continuada; ou c) estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo que não se enquadram nos dois casos anteriores.

Obs. Se você está com dificuldades no primeiro acesso ao Sistema Fluxo, veja o tutorial disponibilizado no wiki do IFPE e siga o passo a passo.

Renovações do Bolsa Permanência

Os estudantes que fizeram parte do Programa Bolsa Permanência no semestre acadêmico 2022.1 podem solicitar a renovação do benefício, também via Sistema Fluxo, até o dia 05/09. No caso das renovações, a documentação exigida pelo sistema é simplificada.

Ao longo do semestre acadêmico, os participantes do Bolsa Permanência serão naturalmente integrados ao Programa de Manutenção Acadêmica.

A duração prevista da concessão da Manutenção Acadêmica será referente ao período mínimo de integralização do curso de ingresso do/da beneficiário/a no IFPE mais dois semestres letivos. As faixas de valores das parcelas dos auxílios serão definidas anualmente pelo Serviço Social do IFPE, sendo fixadas pela Diretoria de Assistência ao Estudante (DAE) da Reitoria.