Campus Ipojuca oferece 288 vagas no Processo de Ingresso IFPE 2023.1

Inscrições já estão abertas para o Ensino Médio Integrado, cursos técnicos Subsequentes e um curso Superior

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou, na última quinta-feira (06), o edital do Processo de Ingresso 2023.1 para novos estudantes.

Consulte o Edital (retificado em 27/10). Não deixe de conferir a retificação, pois houve outras alterações no cronograma do Processo de Ingresso.

Faça sua inscrição no Processo de Ingresso 2023.1 (ingresso.ifpe.edu.br), até 17h do dia 11/11 (inscrições prorrogadas!).

O IFPE-Campus Ipojuca oferece 288 vagas em sete cursos, com início a partir de janeiro de 2023. São 72 vagas para Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (para quem já concluiu/está concluindo o Ensino Fundamental em 2022); 180 vagas para Cursos Técnicos Subsequentes (para quem já concluiu/está concluindo o Ensino Médio este ano); e 36 vagas em um curso superior (também para quem já concluiu/está concluindo o Ensino Médio em 2022).

Confira a oferta de cursos do Campus Ipojuca no Processo de Ingresso 2023.1:

Modalidade Curso Número de Vagas
Técnico Integrado Mecânica (Integral) 36
Segurança do Trabalho (Integral) 36
Técnico Subsequente Automação Industrial (Manhã) 36
Automação Industrial (Tarde) 36
Mecânica (Noite) 36
Química (Tarde) 36
Segurança do Trabalho (Tarde) 36
Superior Licenciatura em Química (Noite) 36

Todas as etapas da inscrição serão realizadas pela Internet. A seleção dos novos estudantes será por meio da análise do desempenho escolar do Ensino Fundamental (no caso dos cursos técnicos Integrados), do Ensino Médio (no caso dos cursos técnicos Subsequentes) ou ainda do boletim de uma das últimas cinco edições do Enem (caso dos cursos superiores, ou alternativa para candidatos aos técnicos subsequentes).

Todos os cursos do IFPE são gratuitos, e não será cobrada taxa de inscrição no Processo de Ingresso.

As inscrições começam nesta segunda-feira (10/10) e vão até o dia 11 de novembro, através do site ingresso.ifpe.edu.br, onde também já está disponível o edital do Processo de Ingresso.

Cotas – O IFPE reserva 60% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou Médio (a depender da modalidade de curso escolhida) em escolas da rede pública. Dentro deste percentual há cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas

Retificação das inscrições – A publicação da Lista Preliminar das Inscrições será no dia 21/11, no site ingresso.ifpe.edu.br; na ocasião, os candidatos que tiverem a inscrição indeferida poderão visualizar os motivos do indeferimento, retificar os dados e, inclusive, anexar nova documentação. O prazo para retificação será de 22 a 23 de novembro, pelo site ingresso.ifpe.edu.br. A Lista Final de Inscrições será publicada no dia 28 de novembro.

Heteroidentificação para pessoas pretas e pardas e aferição da condição de indígena – Os candidatos que concorrem às vagas reservadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e que tiverem a inscrição deferida deverão ser submetidos ao procedimento de heteroidentificação/aferição complementar à autodeclaração. Este procedimento ocorrerá de forma não presencial, no período de 29 de novembro a 7 de dezembro de 2022, através da utilização de recursos de tecnologia da informação e comunicação; os candidatos receberão instruções completas para este processo até dia 14/11.

A divulgação do resultado preliminar da heteroidentificação/aferição está prevista para dia 13 de dezembro de 2022, no site ingresso.ifpe.edu.br.

Resultados – A lista preliminar de Classificação do Processo de Ingresso será publicada no dia 29 de novembro, no site ingresso.ifpe.edu.br. Os candidatos poderão apresentar recursos, on-line, no dia 30/11, das 8h às 17h, no mesmo site. A lista final da Classificação está prevista para o dia 5 de dezembro.

A Relação dos Aprovados e a Convocação para a Matrícula serão publicadas somente após a finalização dos procedimentos de heteroidentificação e aferição da condição de indígena, no dia 20 de dezembro.

Canal Tira-Dúvidas – Para responder às dúvidas dos candidatos, o IFPE disponibiliza o canal atendimentoingresso.ifpe.edu.br, que ficará ativo durante todo o processo seletivo. Também serão realizados atendimentos presenciais no Campus Ipojuca, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h (exceto feriados); e atendimento diário via Whatsapp, pelo número +81 99792-7670.

Confira aqui o edital

Site para inscrições: ingresso.ifpe.edu.br

Canal de atendimento para tirar dúvidas: atendimentoingresso.ifpe.edu.br

NOVO CRONOGRAMA