IFPE e prefeitura de Ipojuca encerram primeiro curso da Escola de Governo

Mais de 100 diretores e coordenadores de escolas do município concluíram o curso de formação de gestores em Educação

Aconteceu nesta quinta-feira (16) a solenidade de conclusão da primeira turma do Curso de Formação de Gestores em Educação, oferecido pelo IFPE-Campus Ipojuca a servidores do município que ocupam cargos de gestão escolar. Mais de 100 diretores e coordenadores concluíram o curso, que se iniciou em janeiro de 2022.

“Não foi fácil conciliar as demandas da escola e da formação, mas ver nosso nome na lista dos que concluíram o curso é gratificante. Os que estão aqui tiveram muita garra”, disse Agnes Oliveira do Santos, representante dos gestores que participaram do curso.

O curso de formação de gestores escolares foi o primeiro ofertado pela Escola de Governo firmada em parceria entre o IFPE e a Prefeitura de Ipojuca, a primeira instância formal de prestação de serviço tecnológico do Instituto, que regulamentou esta modalidade de extensão em 2021.

“Ipojuca já estava em nossa história como primeiro município da expansão do IFPE no Estado, e agora também com os serviços tecnológicos, e nesta área tão importante. O impacto do gestor escolar, que está na ponta, é enorme na vida dos estudantes”, disse Ana Patrícia Falcão, pró-reitora de Extensão, que representou a Reitoria do IFPE no evento.

A solenidade aconteceu no Centro de Formação da Prefeitura Municipal do Ipojuca, e contou com representantes de ambas as partes da parceria.

O secretário municipal de Educação, Francisco Azevedo, destacou a importância da formação profissional em gestão na melhoria contínua da educação no município: “O gestor escolar é cada vez mais cobrado por resultados em diversas áreas, daí a importância da profissionalização da gestão”, afirmou.

O diretor de Pesquisa e Extensão do Campus, Victor Wanderley, lembrou que o curso inovou ao abordar não só os eixos da Pedagogia e da Administração – com aulas sobre aprendizagem baseada projetos, gestão de dados e ordenamento de despesas – mas também o eixo da Psicologia. “As relações humanas são uma parte essencial do trabalho de gestão”, afirmou

Já estão em curso tratativas para a formação de uma nova turma de gestores municipais, e também para a oferta de outros cursos pela Escola de Governo. “Agradeço a vocês pela confiança no IFPE e parabenizo pela sensibilidade ao tema, que ajudou na construção conjunta de um curso como esse”, afirmou a diretora-geral do Campus, Viviane Lucy.