Semana de Cursos mobiliza trabalhos e iniciativas da comunidade acadêmica

Evento acontece em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 16 a 20 de novembro

Trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica do IFPE-Campus Ipojuca foram a principal fonte de atividades da terceira edição da Semana Integradora de Cursos – que ocorreu em paralelo à 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da instituição, entre os dias 16 e 20 de novembro.

A Semana foi oportunidade tanto para a apresentação de trabalhos realizados ao longo do ano, quanto para a oferta de palestras, oficinas e minicursos especiais sobre temáticas pertinentes aos cursos do Campus Ipojuca. Foram mais de 30 atividades oferecidas ou mediadas por docentes do Campus, e mais de 500 participantes inscritos. A convite da organização da Semana, professores e profissionais de outras instituições também contribuíram para enriquecer o evento, que em 2021 teve por tema “A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o planeta”.

Brenda Alves, estudante do quarto período de Licenciatura em Química, foi uma participante ativa da Semana: assistiu à palestra inaugural, apresentou trabalho de pesquisa durante a sessão de resumos expandidos, na quinta-feira, e integrou outras atividades online e presenciais, como a oficina oferecida pelo IF Maker no último dia do evento. “Como serei professora, acho importante abrir a mente, conhecer as novas tecnologias e suas aplicações. Em eventos assim é possível se inteirar dessas novidades”, disse ela.

“Essa semana é um marco no nosso trabalho, o momento em que a comunidade se junta para mostrar os trabalhos desenvolvidos e trocar resultados e experiências”, disse a professora Viviane Lucy, diretora do Campus Ipojuca, na abertura do evento. “Também é um ponto de partida para outras realizações – palestras, oficinas, comentários podem despertar interesse no estudante e motivá-lo a se aprofundar no tema, estudar e propor algo novo”.

CONVIDADOS – Palestrantes de instituições parceiras também contribuíram com o evento, trazendo à Semana temas importantes para o mundo da ciência e tecnologia e para a agenda pública, de maneira geral.

Na palestra de abertura, o professor Erick Viana (IFPE-Campus Recife) falou das oportunidades oferecidas pelo Instituto Despertando Vocações aos estudantes da instituição. A professora Rosiane Xavier, da Divisão de Inclusão da Secretaria Municipal de Olinda, ofereceu palestra sobre o conhecimento atual acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA); e a engenheira agrônoma Vivian Delfino Motta (IFSP – São Roque) ofereceu uma palestra sobre Agroecologia e Feminismo.

A convite da coordenação de Segurança do Trabalho, o engenheiro Rodrigo Aguiar Santos, da Secretaria de Infraestrutura do Estado, ofereceu uma palestra sobre segurança viária.

Para os estudantes da área de Mecânica e Automação, Renan Rocha, engenheiro de aplicações da empresa SKA e professor da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, apresentou tecnologias de simulação utilizadas na indústria 4.0; o engenheiro Marcelo Marques falou sobre o Hidrogênio como vetor energético para a descarbonização; o engenheiro Francisco Almeida de Lima Júnior falou sobre WCM (World Class Manufacturing); e o engenheiro Ionaldo Passos ministrou a palestra “Fabricação e Caracterização da Liga de Alumínio AA3303”.

Confira a programação completa da semana no site do evento.