Início do conteúdo

Divisão de Direitos Humanos do Campus Ipojuca incentiva denúncia de atos de racismo e discriminação

A Divisão de Direitos Humanos (DDH) do IFPE-Campus Ipojuca estimula a reflexão sobre a data de hoje, desde a abolição ao combate ao racismo, que é um grande desafio do presente. O dia 13 de maio é uma data importante na história do Brasil, pois marca a abolição da escravidão em 1888. No entanto, a celebração do dia como o…


A Divisão de Direitos Humanos (DDH) do IFPE-Campus Ipojuca estimula a reflexão sobre a data de hoje, desde a abolição ao combate ao racismo, que é um grande desafio do presente.

O dia 13 de maio é uma data importante na história do Brasil, pois marca a abolição da escravidão em 1888. No entanto, a celebração do dia como o “Dia da Abolição da Escravatura” tem sido contestada por movimentos negros e pesquisadores, que argumentam que a abolição não trouxe benefícios significativos para os negros e negras que foram escravizados.
De fato, muitos estudos apontam que a abolição não foi acompanhada por políticas públicas efetivas para a integração das pessoas negras na sociedade, e que, ao contrário, as estruturas e práticas que sustentavam a escravidão foram substituídas por outras formas de opressão e discriminação racial, como o racismo institucional, a segregação espacial e a exclusão social.
Por isso, nos últimos anos, tem-se buscado ressignificar o 13 de maio como o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de combater o racismo em todas as suas formas e manifestações e de denunciar atos de racismo e discriminação.

Dessa forma, embora a abolição da escravatura seja um marco relevante na história do país, é fundamental reconhecer que essa conquista não foi suficiente para eliminar o racismo e a discriminação racial. Por isso, a luta contra o racismo continua sendo uma pauta fundamental na sociedade brasileira, e o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo é uma oportunidade importante para reforçar essa luta.

 

Para isso, disponibilizamos abaixo uma lista de canais de denúncia no Estado de Pernambuco:

Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECREDI) –  (81) 3184-3533 | (81) 3184-3600.
Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco – (81) 3182-7652 | (81) 3184-3131 | e-mail ouvidoria@sdh.pe.gov.br.
Defensoria Pública do Estado de Pernambuco –  129 (ligação gratuita) ou (81) 3194-9100 | (81) 3182-7500.
Ministério Público de Pernambuco –  (81) 3182-7200.
Ouvidoria do Ministério Público de Pernambuco – 0800-281-9455
Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) –  (81) 3224-2052 | e-mail igualdaderacial@oabpe.org.br.
Centro de Referência de Direitos Humanos Margarida Alves – (81) 3184-3500.

Compartilhamos também  “Cartilha Antirracista: Informação e Proteção”   produzida pela Comissão de Igualdade Racial da OAB/Olinda. É um material resultante do trabalho da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e  traz informações importantes de forma leve e objetiva.

#DiaNacionalDeDenunciaContraORacismo #13DeMaio #CombateAoRacismo #JustiçaRacial #DireitosHumanos  #IFPECampusIpojuca  #DenuncieORacismo

Fim do conteúdo