Projeto de Pesquisa do Campus Ipojuca busca Sustentabilidade na Aquicultura com Materiais Inovadores

Em uma tentativa pioneira de unir inovação tecnológica e responsabilidade ecológica, Wilmar Ferreira, servidor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Ipojuca, lidera um projeto inovador de aquicultura que tem o Laboratório de Aquicultura (LAQUOR) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) como um parceiro essencial. O projeto visa aprimorar a eficácia da aquicultura, limitando simultaneamente o impacto ambiental, através do uso engenhoso de resíduos de filamentos de impressoras 3D.

O aspecto mais surpreendente do projeto é a utilização de resíduos de filamentos de impressoras 3D, oriundos do laboratório de tecnologia, o IFMaker, do Campus Ipojuca, como meio de filtragem biológica. Estes resíduos, que antes eram descartados, agora são convertidos em mídias filtrantes porosas que permitem o crescimento de bactérias benéficas. Estas bactérias são fundamentais para a transformação de compostos nitrogenados tóxicos em formas menos prejudiciais.

Através do IFMaker Ipojuca, o projeto desenvolveu também uma pedra porosa impressa em 3D, um artefato inovador criado com filamentos ecológicos. O design da pedra permite a oxigenação da água e abriga microrganismos úteis. Em comparação com as pedras porosas convencionais, a versão 3D apresenta resultados semelhantes em termos de nível de oxigênio dissolvido, mas a um custo significativamente reduzido.

“Foi fascinante a pesquisa descobrir que nossos resíduos poderiam ser utilizados dessa maneira,” disse Wilmar. “Não apenas estamos fazendo nossa parte para combater a questão do lixo do século XXI, mas também estamos contribuindo para melhorias tangíveis na aquicultura.”

Gelcirene Costa, coordenadora do curso de Engenharia de Pesca da UFRPE e colaboradora do projeto, também reconhece o valor deste empreendimento. “Acredito que o uso de materiais impressos em 3D tem o potencial de melhorar significativamente a qualidade da água e o bem-estar dos organismos aquáticos, especialmente em sistemas de recirculação de água (RAS).”

As pesquisas avançadas promovidas pelo IFPE Campus Ipojuca, em parceria com o LAQUOR/UFRPE, exemplificam a inovação e sustentabilidade na aquicultura, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e a preservação dos recursos naturais. Esta união de instituições fortalece a pesquisa e desenvolve soluções eficientes e ecologicamente corretas, demonstrando o potencial de progresso quando inovação e sustentabilidade se unem, beneficiando tanto o setor da aquicultura como o meio ambiente.