Estudantes e servidores concluem minicurso de LIBRAS

O curso aconteceu entre os dias 03 e 06 de dezembro, voltado à comunidade interna

Foi realizado no Campus Ipojuca, entre os dias 03 e 06 de dezembro, o minicurso “Noções Básicas de Libras”, voltado prioritariamente à comunidade interna. Docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes de Licenciatura tiveram a oportunidade de participar do curso introdutório.

“Nosso propósito foi trazer as pessoas para a realidade mais abrangente da LIBRAS, que é uma língua de nosso país, como o Português. Os docentes precisam ter noções da língua, para poderem interagir com estudantes surdos de alguma forma”, disse o professor do curso, Lucas Roberto Ramos. No minicurso, que teve duração de uma semana, foram abordados temas como cumprimentos, apresentações, numerais e sinais típicos do contexto escolar e acadêmico.

A professora Suzana Ribeiro da Silva, docente do Campus Ipojuca, foi uma das participantes do curso. “O docente precisa saber se comunicar em todos os contextos. Os conhecimentos em LIBRAS facilitam o acolhimento dos estudantes surdos e têm um papel importante na inclusão”, afirmou.

Futuros professores, estudantes do curso de Licenciatura em Química também participaram da capacitação. “Não sei que alunos vou encontrar em sala de aula quando for professor, no futuro, e é muito bom poder me preparar para uma situação em que precise da LIBRAS”, disse Cleyton Roberto Silva.

O minicurso “Noções Básicas de Libras” foi organizado pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência (NAPNE), que atua para conscientizar e promover a inclusão nas atividades do Campus Ipojuca.