Estudantes do IFPE Ipojuca participam de Feira de Conhecimentos em Libras

Grupo foi acompanhado pelos Intérpretes de Libras e membros da Divisão de Direitos Humanos – DDH do Campus

Um grupo de estudantes surdos e estudantes integrantes do Projeto de Extensão Vozes da Liberdade do IFPE Campus Ipojuca participaram de uma visita à Feira de Conhecimentos em Libras do Centro de Atendimento Educacional Especializado do Recife – CAEER.

O evento aconteceu no dia 19 de junho e teve como tema “Relações Étnico-Raciais: Educar para o (Re)conhecimento e a Valorização da Diversidade e da Diferença”, tema definido pelo Governo do Estado de Pernambuco para o ano letivo de 2024 na rede estadual.

Os estudantes foram acompanhados pelos intérpretes de Libras e membros da Divisão de Direitos Humanos – DDH do Campus.

O CAEER é uma instituição que visa melhorar a educação de pessoas com deficiências. Seu foco é oferecer atendimento educacional especializado, apoiar a formação de professores e dar suporte às famílias.

O Centro promove intervenções pedagógicas em áreas como estimulação cognitiva, psicomotora, sensorial e socioafetiva, além de instrução em braile e Libras. Suas atividades suplementares, como artes, esportes e cultura, visam à formação dos alunos para a autonomia e independência.

Durante a Feira de Conhecimento, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com professores e outros estudantes surdos. A feira foi aberta ao público e ofereceu apresentações em Libras e em Português sobre a diversidade étnico-racial, incluindo culinária, danças, músicas e religiões dos povos negros e indígenas do Brasil.

“Os professores surdos do CAEER contribuíram significativamente, criando sinais em Libras relacionados ao tema da feira, facilitando a inclusão e a acessibilidade para todas as pessoas”, avaliou Leandro Paulo dos Santos, chefe da Divisão de Direitos Humanos – DDH.

“A feira também se estabeleceu como um importante espaço de formação para os estudantes do Projeto de Extensão Vozes da Liberdade, aprovado na área temática de Direitos Humanos e Justiça, que visa promover a inclusão e dar visibilidade às vozes das minorias”, complementou.