Núcleo de Gênero e Diversidade leva trabalhos ao Conecta IF

Evento reúne docentes e estudantes de todo o país para discutir educação profissional e tecnológica

Dois trabalhos de pesquisa ligados ao Núcleo de Estudos de Gênero e Divesidade do IFPE-Campus Ipojuca (NEGED) foram apresentados durante o VIII Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva, que ocorreu entre os dias 27 e 30 de agosto, durante o Conecta IF 2019.

As estudantes do curso de Licenciatura em Química Angelytha Maria Barbosa e Bruna Mikaele Santos Lima, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), representaram o NEGED no evento. Os trabalhos apresentados integram o projeto  “Articulando gênero e raça na educação técnica de nível médio: o caso das estudantes egressas e concludentes do IFPE-Campus Ipojuca”; as pesquisadoras entrevistaram ex-alunas dos cursos de Automação Industrial e Construção Naval sobre suas percepções acerca da desigualdade de gênero nessas áreas, tradicionalmente masculinas, e sobre os desafios enfrentados por elas no mercado de trabalho.

Uma das conclusões dos trabalhos é de que as instituições de ensino precisam valorizar, junto a sua comunidade acadêmica, a inserção e a permanência das mulheres nas profissões por elas escolhidas. “A diversidade precisa ser reconhecida e aceita nas instituições escolares, para além de uma lógica tecnocrática, padronizadora, ainda presente em nosso tempo”, diz a coordenadora do NEGED e dos projetos de pesquisa, Danielle Ferreira. “Ter essa compreensão é assumir o compromisso de expandir conceitos e práticas que produzirão relações equitativas, inclusivas e contrárias aos processos excludentes historicamente enraizados na educação brasileira”.

Realizado anualmente pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), o Conecta IF reúne pesquisadores, professores e estudantes do ensino técnico e tecnológico vindos de todo o Brasil. Veja o site do evento.