Professora publica artigo sobre energia eólica em revista internacional

O artigo discute aspectos econômicos, ambientais e sociais na trajetória de rápido crescimento da energia eólica no Brasil

Uma pesquisa sobre energia eólica desenvolvida no IFPE foi publicada, em março de 2019, na revista científica Clean Energy, editada pela Oxford University Press em parceria com a agência nacional chinesa para promoção de energia limpa (National Institute of Clean and Low-Carbon Energy).

O artigo “Energia Eólica no Brasil: panorama e perspectivas sob o tripé da sustentabilidade”* (em inglês), de autoria da professora Juliana Yanaguizawa Lucena (Campus Ipojuca) e do servidor Klayton Azevedo Lucena (Campus Cabo), discute aspectos econômicos, ambientais e sociais da trajetória de rápido crescimento da energia eólica –  que deve se tornar, em 2019, a segunda maior fonte de energia do Brasil. O trabalho apresenta algumas das tecnologias empregadas na construção, operação e manutenção das turbinas eólicas no país, e destaca que mais de 85% do potencial de geração concentra-se na região Nordeste.

“O artigo foi citado no relatório anual da IRENA (agência internacional para a energia renovável) publicado em 2019”, disse Juliana Lucena. “Ficamos contentes com o alcance do trabalho”.

Consulte o artigo publicado na revista Clean Energy.

* Wind energy in Brazil: an overview and perspectives under the triple bottom line