Notícias
Estudantes do IFPE Campus Ipojuca Participam de Visita Técnica à Refinaria Abreu e Lima
Experiência prática na Refinaria Abreu e Lima aproxima discentes de Segurança do Trabalho da realidade industrial
Na última terça-feira (12), os estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFPE Campus Ipojuca realizaram uma visita técnica à Refinaria Abreu e Lima (RNEST), localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape, no município do Ipojuca. Participaram da atividade 142 alunos, divididos entre quatro turmas do curso técnico subsequente e três turmas do curso técnico integrado. Acompanhados pelos coordenadores dos cursos, professores e pelo Diretor Geral do Campus, Prof. Victor Wanderley, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a prática da segurança no ambiente industrial.
A visita fez parte da Simulação Geral de Segurança 2024 da RNEST, onde os estudantes acompanharam de perto a execução de procedimentos de segurança adotados pela refinaria. Durante o evento, os discentes participaram ativamente, acompanhando a comunicação via rádio, o processo de evasão e a reunião no ponto de encontro, reforçando a importância das ações preventivas em situações de emergência.
Além da simulação, o grupo teve acesso a uma exposição de recursos e práticas de Segurança do Trabalho implementadas na refinaria. O momento, que também contou com atividades educativas e recreativas, proporcionou uma experiência enriquecedora aos estudantes, combinando aprendizado e interação.
O Prof. Victor Wanderley destacou a relevância da visita para estreitar a parceria entre o IFPE Campus Ipojuca e a Petrobras. “A participação na simulação de segurança da Refinaria Abreu e Lima foi fundamental para fortalecer nossa colaboração com a Petrobras. Acreditamos que esse é apenas o começo de novas interações e parcerias, que vão além das visitas técnicas e que, com certeza, trarão frutos importantes nas áreas de Pesquisa e Extensão”, afirmou o diretor.
Essa ação é mais um passo no fortalecimento da relação entre o IFPE e o setor industrial, abrindo portas para futuras colaborações que beneficiem tanto os estudantes quanto a comunidade acadêmica.