Canal de acolhimento recebe queixas e planeja intervenções

O canal procura prevenir e ajudar na superação de situações de constrangimento ou dificuldades de relacionamento

O Campus Ipojuca do IFPE passou a ter um canal de comunicação voltado especificamente ao acolhimento de queixas sobre relacionamento interpessoal ou constrangimento no ambiente acadêmico e de trabalho.

Qualquer pessoa da comunidade acadêmica (estudantes, professores, técnicos e funcionários terceirizados) pode acionar o canal em caso de necessidade: basta escrever para o e-mail canaldeacolhimento@ipojuca.ifpe.edu.br relatando o caso ou solicitando o agendamento de atendimento pessoal.

O Canal de Acolhimento foi concebido para atuar em situações em que as pessoas se sentem pessoalmente constrangidas ou discriminadas, por conta de gênero, sexualidade, cor/raça, religião, aparência, etc.

Segundo a técnica em Assuntos Educacionais Danielle Ferreira, coordenadora do Núcleo de Gênero e Diversidade (NEGED), o Canal de Acolhimento é uma consequência do amadurecimento dos núcleos de inclusão do Campus, que já vinham promovendo debates e ações educativas e agora lançaram uma iniciativa para prevenir e resolver casos concretos. “A pessoa que passa por uma dificuldade dessa natureza muitas vezes fica sem saber a quem recorrer. Nossa proposta é acolher esses casos com discrição e com a atenção merecida, planejando intervenções pontuais para solucionar o problema”, explica ela.

“Somos uma instituição de educação e de inclusão social, e precisamos garantir que todas as pessoas sejam respeitadas nas suas diferenças e particularidades, com base nos princípios da dignidade humana, da igualdade de direitos e da valorização da diversidade”, completa Leandro Paulo dos Santos, coordenador do NEABI.

As demandas do Canal de Acolhimento serão acolhidas pela coordenação dos núcleos de inclusão do Campus – Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Especiais (NAPNE), Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) e Núcleo de Gênero e Diversidade (NEGED) – e pela equipe multiprofissional da Coordenação de Assistência ao Estudante (CAES).

Além do Canal de Acolhimento, o IFPE-Campus Ipojuca conta com outros canais oficiais de comunicação com o público. Confira: