Campus Ipojuca oferece 288 vagas no Vestibular IFPE 2019.2

A partir do meio do ano, o Campus passa a oferecer um curso novo: bacharelado em Engenharia Mecânica, no turno da Noite

Começam nesta terça (14) e vão até dia 09/06 as inscrições para o Vestibular do IFPE 2019.1; são mais de 3 mil vagas em 16 campi e 8 polos de Educação à Distância, em todo o Estado de Pernambuco. Quem deseja solicitar a isenção da taxa de inscrição (R$ 30 para os cursos técnicos e R$ 55 para os cursos superiores) precisa se inscrever mais cedo: até dia 23/05, entregando a documentação comprobatória para a isenção até 24/05.

Baixe o Edital do Vestibular e faça sua inscrição no site da CVEST-IFPE.

Neste Vestibular, o Campus Ipojuca do IFPE oferece vagas em cinco cursos técnicos  e um curso superior (veja abaixo), com início das aulas previsto para já o segundo semestre de 2019.

Modalidade Curso Turno Nº de Vagas
Técnico Subsequente Automação Industrial Manhã 36
Construção Naval Noite 36
Petroquímica Noite 36
Química Manhã 36
Tarde 36
Segurança do Trabalho Manhã 36
Tarde 36
Superior Engenharia Mecânica  (Bacharelado) Noite

36

Esta será a primeira turma do bacharelado Engenharia Mecânica no Campus Ipojuca. “É um curso bastante consolidado no mercado e que serve a diversos segmentos da indústria, formando profissionais essenciais aos processos produtivos”, afirma Enio Camilo de Lima, diretor-geral do Campus. “A oferta do curso no período noturno atende a uma demanda da região, onde operam muitas indústrias, e vai dar oportunidade também às pessoas que trabalham durante o dia”.

Para ingressar nos cursos do Campus Ipojuca, é preciso já ter concluído o Ensino Médio. Os cursos técnicos subsequentes têm duração prevista de dois anos; o bacharelado em Engenharia tem duração total de cinco anos.

Todos os cursos do IFPE são gratuitos.

INSCRIÇÕES| Para realizar as inscrições, os candidatos devem acessar o site da Comissão de Vestibulares e Concursos do IFPE (cvest.ifpe.edu.br), entre os dias 14 de maio e 9 de junho, preencher o formulário de inscrição e emitir o boleto (GRU) para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30, no caso dos cursos técnicos, ou de R$ 55, para cursos superiores. O pagamento deverá ser feito exclusivamente nas agências do Banco do Brasil, até dia 10 de junho.

ISENÇÕES| O período para solicitar isenção da taxa de inscrição vai de 14 a 23 de maio, também pelo site cvest.ifpe.edu.br. Podem solicitar o benefício candidatos com renda per capita inferior ou igual a 1,5 salário mínimo por mês que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas privadas.  Além desses, também estão aptos a solicitar isenção estudantes ou egressos dos programas Mulheres Mil e PROIFPE Acesso, alunos do último ano de curso Proeja ofertado pelo IFPE, membros de comunidades indígenas ou quilombolas e indivíduos em situação de calamidade pública.

Os documentos comprobatórios para a isenção deverão ser entregues no campus ou polo em que cada candidato pretende concorrer à vaga, entre os dias 21 e 24 de maio. A lista dos contemplados com a gratuidade será divulgada no dia 31 de maio, no site da Cvest.  Aqueles que tiverem o pedido indeferido deverão realizar o pagamento no prazo estabelecido em edital.

PROVAS| As provas serão realizadas no dia 30 de junho. Candidatos aos cursos técnicos serão submetidos a 30 questões de múltipla escolha. Quem vai concorrer a uma das vagas dos cursos superiores fará uma prova com 50 questões de múltipla escolha, além de redação. Os exames terão início às 9h e terão duração de três horas, para os cursos técnicos, e de quatro horas para os cursos superiores. A divulgação do listão com os nomes dos aprovados está prevista para dia 15 de julho de 2019.

ACESSIBILIDADE| Candidatos com deficiência física, intelectual ou sensorial dispõem de uma hora a mais para realização da prova e têm direito a solicitar condições especiais. A Cvest pode disponibilizar, por exemplo, um fiscal para marcação do gabarito, uma versão da prova com fonte ampliada, um ledor para prova ou mesmo um intérprete de Libras. Para requerer a realização de prova em condição especial, basta apresentar requerimento, disponível no Manual do Candidato, e entregá-lo devidamente documentado com atestado médico contendo diagnóstico e CID (Código Internacional de Doenças), até o dia 10 de junho.

INFORMAÇÕES| Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Cvest pelo telefone (81) 2125-1724 ou pelo e-mail vestibular@ifpe.edu.br