Estudante fará estágio científico em laboratório da Unesp

Licenciando do IFPE-Campus Ipojuca foi aprovado em programa nacional de estímulo a vocações científicas

O licenciando Erivan Antônio dos Santos, estudante do 8º período da Licenciatura em Química, fará um estágio científico de dois meses na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

Ele foi um dos 31 estudantes de graduação selecionados em 23 Estados da federação pelo Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas. O programa, coordenado pela Academia Brasileira de Ciências, promove estágios de treinamento científico em laboratórios altamente produtivos, financiando passagem e bolsa-auxílio aos universitários selecionados.

Erivan realizará o estágio em janeiro e fevereiro de 2019, no Laboratório de Genética de Peixes, vinculado à Faculdade de Ciências da UNESP, em Bauru (SP). “Será uma oportunidade para me aprofundar um pouco em Bioquímica, que é um dos conteúdos que vemos no curso de Licenciatura”, diz ele. “Meu objetivo é ajudar o máximo possível nas pesquisas do laboratório enquanto estiver lá, e pensar em como trazer os conhecimentos adquiridos de volta para o Campus, talvez em outro projeto”.

Durante a graduação, Erivan participou de grupos de pesquisa e extensão do Campus Ipojuca voltados ao desenvolvimento de práticas de ensino e uso de tecnologias em sala de aula. Ele foi bolsista do Programa Institucional de Extensão (PIBEX) e atualmente integra o programa de Incentivo à Docência (PIBID). “Essa experiência foi fundamental para que eu desenvolvesse o interesse por pesquisa científica, e acho que contou bastante para a seleção também”, afirma.