Nova Biblioteca do Campus abre as portas à comunidade

Veja perguntas e respostas sobre o funcionamento da nova sede da Biblioteca

A Biblioteca do IFPE-Campus Ipojuca começou a funcionar, esta semana, em sede definitiva. Trata-se de uma área de mais de 850 metros quadrados, com espaço para acervo, leitura, salas de estudo individual e em grupo, computadores e rede wifi . Está sendo finalizada a montagem também de espaços administrativos e um miniauditório com capacidade para 80 pessoas.

“A Biblioteca é um dos espaços mais importantes de uma instituição de ensino. Procuramos estruturar com muito cuidado o mobiliário, os equipamentos e o acervo para atender à comunidade interna e externa do Campus”, disse o coordenador da Biblioteca, Thiago Mélo, na cerimônia de inauguração junto aos estudantes, que ocorreu nesta segunda-feira (18).

Tarcísio Soares, estudante do 4º módulo de Automação Industrial, era frequentador da antiga sala de estudos e aprovou o novo espaço. “Às vezes ficava muito cheio na Biblioteca antiga e dificultava para estudar. Aqui tem bem mais espaço, ambiente separados, é bem melhor”, disse ele . “Agora também podemos circular pelo acervo, o que facilita bastante para pesquisar”.

A Biblioteca do Campus Ipojuca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, aberta ao público geral.

Veja perguntas frequentes sobre a Biblioteca:

Quais serviços a Biblioteca oferece a estudantes e não-estudantes do Campus?

A Biblioteca oferece diversos serviços, como:

• empréstimo, devolução, renovação e reserva de livros (para a comunidade interna); acesso local aos livros do acervo (para as comunidades interna e externa);
  • acesso à internet (wi-fi) e laboratório multimídia com computadores;
  • orientação em pesquisas bibliográficas e sugestões de livros;
  • auxílio à pesquisa no Catálogo on-line;
  • orientação na utilização da base de dados e bibliotecas virtuais das quais temos assinatura, como Ebrary, Pearson, Portal da Capes, etc.;
  • realização de visitas guiadas, mediante agendamento;
  • orientação na normalização de trabalhos acadêmicos do corpo acadêmico do Campus, mediante agendamento;
  • disponibilização de salas de estudo em grupo, mediante agendamento.

Os bibliotecários podem ajudar em trabalhos acadêmicos? Como?

Sim, é um dos serviços da Biblioteca. Mediante agendamento, é possível obter orientação para a elaboração e normalização de relatórios de estágio, trabalhos de conclusão de curso, relatórios de pesquisa, etc.

Que tipo de livros tem no acervo? Só livros técnicos? Tem coleção de literatura? Tem material para concurso, Vestibular, etc.?

A maior parte do nosso acervo é composta por livros técnicos concernentes aos cursos regulares ofertados pelo Campus, mas também temos livros literários e sobre muitos outros assuntos. Em breve, serão disponibilizados também livros específicos em disciplinas de concursos e vestibulares.

Até quantos livros posso retirar?

Estudantes regularmente matriculados nos cursos do Campus Ipojuca têm direito de tomar por empréstimo até 06 (seis) exemplares ao mesmo tempo. Servidores podem retirar até 07 (sete). Outros usuários podem utilizar as salas de estudo para consultar internamente as obras do acervo.

A rede wi-fi é gratuita para todos os usuários? Onde pego a senha?

A rede wi-fi gratuita é disponibilizada em todos os ambiente. A senha é divulgada em nossos quadros de aviso.

Como fazer para usar uma sala de estudo em grupo ou os computadores? É possível reservar com antecedência?

As salas de estudo em grupo podem ser utilizadas por no mínimo 5 e no máximo 8 pessoas. Para utilizar, é necessário fazer reserva com até 2 dias de antecedência, no atendimento da Biblioteca. O regulamento de uso está disponível dentro do ambiente.

Para usar o laboratório de Informática, não é necessário agendamento, mas deverá ser respeitado seu regulamento, também disponibilizado no ambiente.

O tempo máximo de utilização da sala de estudo em grupo e do laboratório de Informática é de duas horas, podendo ser prolongado por mais duas, se não houver outros usuários aguardando.

Existem guarda-volumes na Biblioteca? Como e quando posso utilizar os armários?

É proibido o acesso à área do acervo portando bolsas e mochilas. Por isso, existem os guarda-volumes no hall de entrada.

O uso dos guarda-volumes se restringe ao período de permanência do usuário na Biblioteca; é obrigatória a retirada dos pertences dos armários no momento em que o usuário deixar as dependências da Biblioteca.

Os guarda-volumes serão abertos pela equipe da Biblioteca, diariamente, ao final do período de atendimento. Os pertences ali deixados ficarão disponíveis no setor de Achados e Perdidos por 90 dias. Após este período, o material será doado.