Trabalho de Iniciação Científica é premiado no Connepi

Estudo de licenciandos do Campus Ipojuca recebeu prêmio no Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação

Uma pesquisa desenvolvida por estudantes de Licenciatura em Química no Campus Ipojuca recebeu o prêmio da área de Ciências Humanas no XII Connepi, na categoria de apresentações em pôster. O Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) aconteceu entre os dias 27 e 30 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco.

O trabalho premiado foi “A Educação Financeira nos Livros da EJA-Médio”, um estudo comparado de três livros didáticos empregados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Esse é um assunto importante para o público da EJA, porque são alunos que já lidam com dinheiro e, muitas vezes, têm dificuldades para administrar a própria vida financeira”, explica José Pedro Vasconcelos, estudante do curso de Licenciatura em Química e um dos autores do trabalho. “Chegamos à conclusão que temas como orçamento familiar, consumo, poupança e investimento estão muito pouco presentes no material didático”.

Assinam o estudo, além de Vasconcelos, o também licenciando José Everton do Nascimento Santos, e a orientadora, professora Maria Soraia Silva Cruz. No curso da pesquisa, os licenciandos tiveram o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do CNPq.

Veja a lista dos trabalhos do IFPE-Campus Ipojuca aprovados para apresentação no XII Connepi:

Trabalhos Equipe
A Educação Financeira nos livros do EJA – Médio Prof. Dra. Maria Soraia Silva Cruz (orientadora); José Pedro Silva Vasconcelos; José Everton do Nascimento Santos.
O uso de textos comunicativos com diferentes conceitos de número nos materiais didáticos de Matemática do Proeja Prof. Dra. Maria Soraia Silva Cruz (orientadora); José Pedro Silva Vasconcelos; José Everton do Nascimento Santos.
O uso do sentido de número como meio de resolução das questões de Matemática do Enem Prof. Dra. Maria Soraia Silva Cruz (orientadora); Izabela Maria dos Santos; Maria da Conceição Lopes de Lira.
Produção de sabão ecológico de eucalipto a partir de óleo de fritura: uma prática de sustentabilidade na Administração Pública Prof. Dra. Juliana de Almeida Yanaguizawa Lucena (orientadora); Adeilson Jackson Carolino da Silva; Daffinny Cezias de Oliveira; Eduarda Maria de Souza; Geiza Carla de Santana Silva; Juliana Alves Pereira.