Notícias
IFPE Ipojuca certifica 44 participantes em curso de extensão sobre reciclagem de pás eólicas
Projeto pioneiro capacita estudantes e estimula pesquisa sobre reaproveitamento de resíduos no setor eólico
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Ipojuca concluiu, em 7 de maio, o curso de extensão “Tecnologias de Reciclagem de Pás Eólicas”. A atividade ocorreu entre 16 de abril e 7 de maio de 2025, com carga horária de 40 horas, e integra a primeira etapa do projeto “Fabricação de tijolos ecológicos com resíduos de pás eólicas”, financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).
A iniciativa é coordenada pela professora Juliana Lucena, do Campus Ipojuca, que conduz pesquisa sobre formas sustentáveis de reaproveitamento de pás de aerogeradores na produção de tijolos ecológicos. O projeto é executado em parceria com a Construtora Sapucagy e a Olaria Tijolos Ecológicos, localizada em Escada (PE).
O curso disponibilizou material didático, videoaulas gravadas e quatro encontros online semanais, com participação de representantes de empresas do setor eólico, como ABEEólica, Grupo Brennand Energia, Vestas, LM Wind Power, Green Belt DECOM, Energy Partner Assessoria e Universidad Tecnológica del Uruguay.
Ao final do curso, os participantes realizaram um teste sobre o conteúdo abordado. Quarenta e quatro pessoas foram certificadas, incluindo 18 estudantes do IFPE, dos campi Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Recife.
Para a segunda etapa do projeto, denominada Imersão Tecnológica, foram selecionados 10 estudantes do IFPE que receberão bolsas mensais de R$ 700,00, durante cinco meses. O apoio financeiro é custeado pelo Programa COMPET Superior da FACEPE, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE).
Na imersão, os bolsistas irão desenvolver e aprimorar formulações de tijolos ecológicos com resíduos de pás eólicas. As atividades incluem a produção de amostras na empresa parceira e a realização de ensaios laboratoriais no IFPE, como testes de absorção de água e resistência mecânica, necessários para a homologação dos produtos desenvolvidos.
Estudos sobre reciclagem de pás eólicas são inéditos no Brasil. A reciclagem desses componentes representa um desafio para o setor, devido à complexidade e à resistência dos materiais, projetados para suportar condições extremas e longos ciclos de operação.
O projeto foi criado em 2021 com o objetivo de promover capacitação em uma área estratégica para o desenvolvimento sustentável, priorizando a participação de mulheres em carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Desde então, mais de 350 mulheres participaram das atividades, demonstrando o alcance e a relevância da iniciativa.
Desde o início do projeto, a FACEPE já investiu R$ 80 mil em bolsas, apoiando a formação acadêmica e profissional dos participantes e contribuindo para o fortalecimento da indústria eólica no estado.