Início do conteúdo

Turmas do curso de Caldeireiro do Programa Autonomia e Renda Petrobras usam software para criar peças Industriais

Ferramenta adquirida pelo programa aproxima os estudantes das tecnologias utilizadas na indústria


As duas turmas do curso de Caldeireiro ofertadas pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras no Campus Ipojuca do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) deram um importante passo em sua formação ao iniciar as práticas com o software Caldsoft, durante as aulas da disciplina de Traçado de Caldeiraria, ministradas pelo professor Edson Fernando Pereira.

A ferramenta, adquirida por meio do Programa, é essencial para o desenvolvimento de acessórios de tubulação, com aplicações em indústrias, caldeirarias, sistemas de ventilação, redes de tubulação, entre outros setores.

O professor Edson Fernando destacou que a atividade permitiu aos estudantes vivenciar todo o processo de traçado e fabricação, desde a criação digital no software até a confecção física das peças. “Os alunos não apenas desenvolveram as geometrias no ambiente virtual, mas também tiveram a oportunidade de fabricar os acessórios e verificar, na prática, os ajustes e folgas necessários”, explicou.

James Radson de Lima, coordenador do Programa Autonomia e Renda Petrobras no IFPE, ressaltou a importância do uso de recursos tecnológicos, como o Caldsoft, como parte das estratégias do programa. “Além de aproximar os alunos das tecnologias utilizadas na indústria, as aulas práticas qualificam pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ampliando suas chances de empregabilidade”, afirmou.

Sobre o Programa Autonomia e Renda Petrobras

O Programa Autonomia e Renda Petrobras tem como principal objetivo qualificar pessoas que residem nas áreas de abrangência das operações da Petrobras, oferecendo cursos gratuitos, com bolsas-auxílio e ampliando, assim, as chances de ingresso no mercado de trabalho. Lançado em junho de 2024, é uma iniciativa da Petrobras, em parceria com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a Fundação de Apoio ao IFSul (FaifSul) e a Firjan/Senai/Sesi.

Fim do conteúdo