Projeto Café ConsCiência realiza debate participativo no IFPE Campus Ipojuca

Evento descontraído aborda sobre Direitos Humanos e promove interação entre estudantes e servidores

O Campus Ipojuca do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) promoveu o primeiro evento do projeto Café ConsCiência no último dia 7 de março. Realizado em parceria entre a Assessoria de Comunicação e Eventos (ASCE) e a Divisão de Direitos Humanos (DDH), o evento contou com a participação dos estudantes do Campus em um bate-papo informal sobre o tema central: Direitos Humanos, conduzido pelo professor Gabriel Gameiro.

Como o nome do projeto sugere, os participantes do evento foram recebidos com uma xícara de café, proporcionando um ambiente descontraído e acolhedor para o bate-papo, e puderam se sentir à vontade nos tatames montados para uma melhor interação. De acordo com o servidor Wilmar Ferreira, Coordenador de Eventos e idealizador do projeto, a ideia era criar um diálogo descontraído com os estudantes, sem formalidades, para uma melhor recepção pela comunidade acadêmica.

O mediador, professor Gabriel Gameiro, destacou que o projeto tem um potencial muito interessante em trazer à discussão científica/filosófica questões de interesse direto das/os estudantes, mas que comumente são tratadas de forma preconceituosa ou no achismo. Já o servidor Leandro Paulo, Chefe da Divisão de Direitos Humanos, ressaltou que os estudantes se sentiram à vontade para contar suas histórias, e que a experiência foi muito boa, com o desejo de que o projeto seja realizado mais vezes.

O evento ocorreu no local ao ar livre da área de convivência do campus, e devido ao sucesso, em abril haverá uma nova edição do projeto Café ConsCiência com um novo tema que esteja em debate na sociedade. O IFPE Campus Ipojuca reforça seu compromisso com a promoção de debates importantes para a formação crítica e cidadã de seus estudantes e servidores.