Projeto realiza oficinas de robótica com alunos da rede municipal

Campus Ipojuca do IFPE oferecerá curso de noções de robótica a estudantes do Ensino Fundamental, que atuarão como multiplicadores em suas escolas

Começaram na quarta-feira (25) as aulas de um projeto piloto que visa a ensinar noções de robótica a estudantes do Ensino Fundamental. Viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura do Ipojuca e o IFPE-Campus Ipojuca, o projeto de extensão iniciará os trabalhos com uma turma de 15 alunos de diferentes escolas públicas do município.

Antes da primeira oficina, os estudantes foram recebidos por uma breve aula inaugural, que apresentou os fundamentos do projeto. “Pensamos nessas oficinas como forma de articular os conteúdos de Matemática e Ciências com esse conhecimento prático, um pouco diferenciado, da robótica, uma tecnologia que está muito próxima da gente”, explicou um dos coordenadores do projeto, professor Andrei Hudson. “Este é o primeiro semestre, e esperamos renovar essa parceria para o futuro.

A ideia é de que os alunos do curso de extensão, que estão no oitavo e nono anos do Ensino Fundamental na rede municipal, também atuem em alguma medida como multiplicadores em suas escolas . “Vocês também são alunos pioneiros, levarão os conhecimentos aprendidos aqui para usas escolas e ajudarão a despertar o interesse dos colegas pela tecnologia”, afirmou o secretário de Educação do município, Norberto de Barros Junior, que esteve presente na abertura do projeto.

Também o diretor-geral do Campus Ipojuca, Enio Camilo de Lima, deu as boas vindas aos estudantes. “Em breve vocês estarão no Ensino Médio, e é interessante que conheçam todas as possibilidades que o IFPE oferece para que continuem os estudos depois disso”, ele disse.

O projeto do IFPE é apoiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), que financia o trabalho de estudantes do curso de Automação Industrial, atuando como facilitadores durante as oficinas.