Ex-alunos, profissionais voltam ao IFPE como palestrantes de evento

Egressos do Campus Ipojuca e do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica ministraram palestras e cursos na V Semana de Segurança do Trabalho

Profissionais convidados a ministrarem cursos e palestras na V Semana de Segurança do Trabalho compartilham uma característica em comum: iniciaram sua formação na rede de educação técnica e tecnológica federal. A quinta edição da Semana, que ocorreu entre os dias 07 e 10 de maio, tem como público-alvo estudantes e trabalhadores da área de Segurança.

Istefane Mayara Verçosa concluiu o curso de Segurança do Trabalho em 2013, no Campus Ipojuca, e atuou em vários ramos da atividade como técnica em Segurança. Hoje, ela dá treinamentos a trabalhadores de várias indústrias e cursa Engenharia Civil. “Quando comecei o curso de Segurança do Trabalho, eu me perguntava se um dia conseguiria falar com propriedade sobre aqueles assuntos todos”, conta Mayara, que diz ter se encontrado na área e pretende se especializar em Engenharia de Segurança. “Aos poucos fui percebendo que não tinha que ter medo de errar, tinha que aplicar os conhecimentos adquiridos e continuar aprendendo“. Na Semana de Segurança, ela realizou uma palestra sobre Proteção Respiratória.

A técnica Ana Carla Duque é egressa da primeira turma noturna do curso no Campus Ipojuca, que se formou em 2010. Para ela, que ministrou um curso sobre a Norma Regulamentadora 34 (condições de trabalho na indústria naval), o curso de Segurança no IFPE foi essencial. “Aprendi muito aqui. Foi toda a minha base, e depois fui aprendendo com a experiência”, disse Ana, que atua na área de Segurança desde a formatura e já prestou serviços a estaleiros de Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul . “Na época do curso eu era cobradora de ônibus. Não imaginava que ia chegar tão longe, trabalhar em uma empresa grande, viajar, conhecer tantos projetos diferentes”, conta.

A_Semana Segurança Do Trabalho Quarta02.jpgANTIGA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL – A consultora Jaciara Neres também iniciou sua formação na rede de ensino técnico, no então Centro Federal de Educação Tecnológica, no Recife, chegou à pós-graduação e hoje oferece consultoria e treinamentos na área de Segurança. No evento, ministrou um curso sobre a certificação ISO 45.001: Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde  no Trabalho. “Essa é uma norma internacional que certifica a eficiência da gestão da área de Segurança, a participação dos colaboradores e a análise de riscos e oportunidades dos processos”, esclareceu.

A palestra inaugural, com o tenente-coronel Maurício Gomes da Fonseca, tratou de noções e técnicas de combate à incêndio. Ele também foi estudante do CEFET-PE, entrou para o Corpo de Bombeiros e lá desenvolve atividades de treinamento e educação na área de Segurança, que já foram compiladas em livro. “Também fui aluno da escola técnica, e sei que às vezes os estudantes ficam um pouco intimidados em conversar com um oficial”, disse ele. “Faço questão de vir aqui trocar informações, é muito importante conscientizar os futuros técnicos em Segurança sobre seu papel na prevenção e combate a incêndios”.

Estudantes e docentes do Campus Ipojuca também lideraram atividades da V Semana de Segurança do Trabalho. Leia mais sobre a Semana de Segurança.