Campus promove a V Semana de Segurança do Trabalho

A quinta edição da Semana do curso ocorreu entre os dias 07 e 10 de maio, no Campus Ipojuca

Entre os dias 07 e 10 de maio, ocorreu a quinta edição da Semana de Segurança do Trabalho do Campus Ipojuca, evento organizado pelos estudantes e pela coordenação do curso para debater temas em evidência na área. Estudantes de Segurança em outros campi do IFPE e em outras instituições de ensino também participaram, integrando o público e também como mediadores das atividades.

Estudantes do curso de Segurança do Trabalho tiveram participação ativa na oferta de atividades da Semana. Turmas do primeiro ao quarto módulos apresentaram trabalhos sobre ergonomia, incêndios e prevenção de acidentes, entre outros assuntos (veja a programação completa). “Apenas com os conhecimentos básicos, já começamos a ter uma visão diferente das ocorrências. Às vezes nossa turma debate o noticiário e já consegue questionar as causas de acidentes e incêndios, debater como extinguir o fogo”, disse o estudante Erivan de Assis, do primeiro módulo.

Semana Segurança Do Trabalho Quinta08.jpgCAMPUS ABREU E LIMA – O curso de Segurança do Trabalho do Campus Abreu e Lima do IFPE também teve participação de destaque na Semana de Segurança. Orientados pela professora Angela Amorim, estudantes preparam o minicurso “Qualidade de Vida e Estresse no Local de Trabalho”, detalhando os sintomas e as causas do estresse, e o que empregadores e trabalhadores podem fazer para evitá-lo. “Unimos conhecimentos de várias disciplinas para propor essa atividade, ensaiamos bastante e tivemos uma boa resposta do público”, disse a estudante Daniella Siqueira, uma das participantes do grupo que ministrou o curso.

Funcionários da equipe de serviços gerais e da portaria do Campus foram convidados a participar do minicurso, e aprovaram o tratamento dado ao tema. “Foi importante porque falaram de atitudes que aumentam o nosso estresse e prejudicam o trabalho da limpeza, por exemplo, alertando para que os estudantes não joguem papel no chão, não deixem o banheiro sujo de propósito”, explicou a auxiliar de Serviços Gerais Marileide Nepomuceno.

DOCENTES E CONVIDADOS – Docentes do Campus também protagonizaram a Semana de Segurança do Trabalho, oferecendo atividades e orientando trabalhos apresentados pelos estudantes. Entre os assuntos abordados estiveram a Organização da CIPA (professora Rosemeri Pontes), as consequências da última Reforma Trabalhista para a saúde e segurança do trabalhador (prof. Rômulo César) e elaboração de projetos de combate a incêndio (prof. Alexsandro Aguiar). Veja a programação completa.

A Semana também contou com a participação de profissionais convidados, que trataram de vários temas na área de Saúde e Segurança.