Campanha Janeiro Branco promove bem-estar e saúde mental

As atividades da campanha no IFPE-Campus Ipojuca envolveram uma roda de diálogo e um piquenique de confraternização

Pelo segundo ano consecutivo, o IFPE-Campus Ipojuca aderiu à campanha Janeiro Branco, que divulga a importância do cuidado com o bem-estar e com a saúde mental.

“A gente fala muito das dores físicas que sentimos, mas pouco das dores emocionais. O objetivo da campanha é promover um diálogo franco e direito sobre assunto, e também contribuir com a integração da comunidade acadêmica“, disse a psicóloga do Campus Ipojuca, Isabelle Meira Gomes, que coordenou a organização das atividades. A campanha teve também o apoio da Direção de Ensino, e contou com a colaboração de servidores e estudantes do Campus.

PalestraJaneiroBranco10.jpgNa segunda-feira (29), o IFPE convidou a psicóloga clínica Rosita Marina Martins para uma roda de diálogo com estudantes. Ela falou sobre a importância de buscar o equilíbrio entre o pensamento, a emoção e o comportamento, três dimensões essenciais ao bem-estar humano. “Geralmente vemos Janeiro como uma página em branco, uma oportunidade para recomeçar. Por isso, é um momento importante para olhar para dentro de nós”, disse Martins. “Somos treinados a ignorar ou a esconder nossas emoções, principalmente a raiva ou a tristeza. Mas é importante senti-las e identificá-las”. Uma dinâmica, durante a roda de diálogo, mostrou ainda a importância de dividir os pensamentos com os outros.

Na quarta (31), o Janeiro Branco promoveu o Piquenique do Ser, espaço para confraternização da comunidade acadêmica, com frutas e lanches saudáveis e participação da equipe de música do Núcleo de Arte e Cultura do Campus.

Jaderson Freitas, estudante do primeiro módulo do curso de Automação Industrial, participou das duas atividades e disse que gostou muito da iniciativa. “É extremamente válido, quebra um pouco daquela dinâmica robótica do nosso cotidiano e contribui para a integração, para que todos se conheçam melhor”.

PiqueniqueJaneiroBranco21.jpg