Programa Bolsa Permanência divulga edital 2018.1

Inscrições vão do dia 01 ao dia 09/03, e serão feitas inteiramente online

A Direção de Assistência ao Estudante do IFPE (DAE) publicou, na última segunda-feira (26), o edital de inscrição para o Programa Bolsa Permanência do semestre 2018.1. O Programa receberá inscrições entre os dias 01 e 09/03, exclusivamente pela Internet.

Consulte o Edital do Bolsa Permanência.

Faça sua inscrição no Bolsa Permanência (preenchimento do questionário socioeconômico e envio da documentação completa digitalizada).

Podem se inscrever estudantes cursando o semestre 2018.1. São três modalidades de inscrição, a depender da situação do estudante. Veja o quadro simplificado da documentação exigida (acesse o Edital para verificar as instruções completas):

Modalidade Documentação a ser anexada ao sistema
(Quadro 1) Estudantes aprovados no Vestibular 2018.1 na condição de cotistas com renda per capita familiar de até 1,5 do salário mínimo
  • RG ou outro documento oficial com foto (CNH, CTPS, Passaporte, etc.)
  • Histórico escolar atualizado constando as matérias do semestre 2018.1 (pode ser baixado do Q-Acadêmico)
  • CPF do(a) estudante
  • CPF dos membros do grupo familiar do(a) estudante. Caso não possuam, Declaração de Ausência de CPF preenchida e assinada.
  • Extrato ou cartão de conta bancária, caso o estudante tenha conha.
(Quadro 2) Estudantes beneficiários de programas sociais (Bolsa Família ou BPC)
Todos os documentos do Quadro 1 e, adicionalmente:
  • Cópia do cartão do Programa Social e extrato bancário devidamente identificado, referente a qualquer mês de 2018. Na ausência do cartão ou extrato, pode ser apresentada, Declaração ou Folha-Resumo emitida pelo CRAS.
  • Caso o(a) estudante não seja o titular do benefício, Declaração de beneficiário(a) do Bolsa Família ou BPC preenchida e assinada pelo familiar que recebe o benefício.
(Quadro 3) Demais estudantes cursando o semestre acadêmico 2018.1 Todos os documentos do Quadro 1 e, adicionalmente:
  • RG ou documento de identificação de todos os membros da família maiores de 18 anos (que residem com o estudante)
  • Certidão de Nascimento de todos os membros da família menores de 18 anos (que residem com o estudante)
  • Fatura do consumo de energia elétrica de qualquer mês de 2018. Caso não exista fatura, Declaração de Justificativa de indisponibilidade da conta de energia preenchida e assinada.
  • Comprovação de renda de todos os integrantes do núcleo familiar maiores de 18 anos. Leia o Quadro 3, ponto 9 do Edital para verificar como comprovar a renda em cada caso (trabalhadores do mercado formal, trabalhadores do mercado informal, desempregados, empresários, aposentados, produtores rurais, etc.)

Leia atentamente o edital antes de fazer sua inscrição, para conhecer as condições de ingresso e permanência no Programa. Digitalize a documentação comprobatória exigida para o seu caso antes de fazer a inscrição. Todos os documentos digitalizados devem estar legíveis.

Dúvidas decorrentes da leitura do edital podem ser sanadas pelo e-mail caes@ipojuca.ifpe.edu.br

O Bolsa Permanência procura ampliar as condições de êxito no curso, por meio de auxílio financeiro ao estudante em situação de vulnerabilidade social. No Campus Ipojuca, o orçamento total para o Bolsa Permanência no semestre acadêmico é de R$ 180 mil. Os valores das bolsas mensais são de R$ 230, R$ 150 ou R$ 100, conforme o resultado da análise socioeconômica.

A Direção de Assistência Estudantil divulgou uma Errata do Edital do Bolsa Permanência, no dia 07/03. Confira as alterações.