Campus Ipojuca dá início à VIII Semana de Meio Ambiente

Roberto Zaponi, coordenador de Educação Ambiental e Responsabilidade Socioambiental do Complexo de Suape, foi o palestrante convidado para a abertura do evento

Foi realizada nesta terça-feira (27), no Campus Ipojuca do IFPE, a cerimônia de abertura da VIII Semana de Meio Ambiente, que tem por tema “Tecnologias em Favor da Sustentabilidade”.

Confira a programação da Semana, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho e é aberta a toda a comunidade acadêmica e também ao público externo.

Roberto Zaponi, coordenador de Educação Ambiental e Responsabilidade Socioambiental do Complexo Empresarial e Portuário de Suape, ofereceu a palestra inaugural desta edição. Ele realizou um apanhado histórico dos conceitos e marcos legais a respeito de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e se aprofundou no programa de educação ambiental desenvolvido em Suape.

Abertura06.jpgEm sua exposição, Zaponi destacou o papel da ética no desenvolvimento de projetos econômicos e tecnologias responsáveis tanto ambientalmente quanto socialmente. “A educação ambiental é um instrumento para compreender a nossa relação com o planeta em suas funções ecológicas. Não se trata simplesmente de preservar o meio natural: a dicussão sobre o Meio Ambiente esse tema toca na essência da vida, da promoção de uma vida humana próxima das questões naturais”, disse Zaponi.

A professora Vivan Delfino Motta, representante da Reitora do IFPE, Anália Ribeiro, na cerimônia de abertura, destacou o desafio exposto no tema da Semana: “Parabenizo o Campus Ipojuca pelo olhar lançado neste evento, debatendo o aspecto ambiental das novas tecnologias. Nós da Reitoria esperamos ver essa ideia crescer e apoiar mais eventos, projetos de pesquisa e extensão que aliam esses temas”, afirmou.

O diretor-geral do Campus Ipojuca, Enio Camilo de Lima, convidou os estudantes a aproveitarem a programação da Semana: “Meio Ambiente é um tema essencial em todos os nossos cursos, porque se trata de uma responsabilidade comum. Essa Semana foi organizada para trazer palestras e atividades que vão enriquecer o nosso conhecimento nessa área.

Também participaram da cerimônia de abertura o diretor de Extensão e de Pesquisa e Inovação do Campus Ipojuca, Wilmar Ferreira da Silva Jr., que é coordenador da Semana; e a diretora de Ensino do Campus, Luciene Lira de Souza.

Oficina04.jpgBANNERS COM MATERIAL RECICLÁVEL – A primeira atividade da Semana aconteceu no período da tarde, com a Oficina Recriarte: Reaproveitamento de Materiais para Confecção de Banners e Cartazes, liderada pela professora Luciene Lira de Souza e por estudantes voluntários do Núcleo de Arte e Cultura (NAC).

Na oficina, o público teve oportunidade de elaborar conceitos para um banner de divulgação da Semana de Meio Ambiente, e também pôde trabalhar com diferentes materiais, reciclados e reutilizados, para a confecção do projeto. Ao final, cada grupo apresentou o seu trabalho.

Os banners de material reciclável ficarão em exposição no Campus durante a Semana.

Para ver mais fotos da oficina e da cerimônia de abertura, clique em “Mais fotos”, na imagem de abertura.