Comunidade acadêmica debate Tecnologias e Sustentabilidade

Servidores docentes, técnicos e estudantes do Campus Ipojuca tiveram oportunidade de debater atualidades e se aprofundar em temas relacionados ao Meio Ambiente

Na VIII Semana de Meio Ambiente do Campus Ipojuca, a comunidade acadêmica foi convidada a propor atividades que trabalhassem o tema “Tecnologias em favor da Sustentabilidade”. Veja aqui a programação da Semana.

A Semana de Meio Ambiente mobilizou estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes, além de palestrantes convidados e estudantes da rede pública de Ipojuca. “Foram emitidos cerca de  800 certificados, entre participantes, palestrantes, expositores e monitores”, afirmou o diretor de Extensão do Campus e coordenador da Semana, Wilmar Ferreira da Silva Junior, que agradeceu a todos pelo envolvimento.

Duas palestras do professor Andrei Hudson Braga, coordenador do curso de Automação Industrial, abordaram o emprego de novas tecnologias para melhorar a eficiência energética, tanto na implementação de sistemas de refrigeração de ar quanto na construção civil (“edifícios verdes”). Na mesma linha, minicurso oferecido pelo técnico em Automação Fabiano Ferreira da Silva apresentou as aplicações do analisador de energia elétrica, útil para auxiliar no planejamento e manutenção de equipamentos.

Comunidade03.jpgO professor Koenigsberg Lee Ribeiro, do curso de Segurança do Trabalho, apresentou os resultados de um estudo de caso junto a uma empresa prestadora de serviços de Engenharia no Recife. “Constatou-se que havia conhecimentos disseminados sobre como fazer a reciclagem de materiais, por exemplo; mas, na prática, faltavam atitudes e motivação para colocá-los em prática”, disse ele, durante a palestra. “Daí a necessidade de a educação ambiental estimular entre os trabalhadores um senso de compromisso, não só com a empresa, mas com a sociedade e as gerações futuras”.

Estudantes de Segurança do Trabalho, orientados pela professora Ana Paula Aguiar, montaram palestras sobre temas que têm ocupado o noticiário nos últimos meses: o impacto da terceirização de serviços na segurança, saúde e no meio ambiente do trabalho; e a aplicação de normas de saúde e segurança na indústria de abate e processamento de carnes. Os estudantes levantaram dados de cadastros oficiais e informações públicas a respeito do tema e constataram, por exemplo, que quatro em cada cinco acidentes de trabalho registrados no Brasil vitimizam funcionários terceirizados.

EXPOSIÇÕES – No corredor central do Campus, estiveram em exposição técnicas e tecnologias que atuam em favor da sustentabilidade. O professor Wilton Batista da Silva apresentou o funcionamento do carneiro hidráulico, sistema de bombeamento de água que pode ser utilizado para irrigação e abastecimento. “Com apenas R$ 150, uma propriedade rural pode instalar um carneiro hidráulico e economizar energia”, explicou.

O professor Cleonildo Braga mostrou as possibilidades de confecção de peças no torno mecânico a partir de material reciclado, trabalho desenvolvido no Campus. Por fim, enriquecendo a diversidade de olhares durante a Semana de Meio Ambiente, o professor Edson Fernando Pereira trouxe uma mostra de artesanato ecológico feito a partir de materiais naturais, como madeira, barro e papel.