Automação com arduíno é destaque em Workshop

Estudantes do curso de Automação Industrial tiveram oportunidade de expor seus projetos e se aprofundar nas aplicações da tecnologia

Em paralelo às atividades do curso e com a tecnologia do arduíno, estudantes do técnico de Automação Industrial vêm desenvolvendo projetos de automatização para aplicação doméstica e industrial. Os trabalhos foram expostos nos dias 24 e 25 de abril, durante Workshop de Automação Industrial do IFPE-Campus Ipojuca.

“O arduíno é uma tecnologia acessível e que tem várias aplicações. Fizemos uma série de oficinas com arduíno, e a partir daí os alunos seguiram trabalhando em seus projetos”, conta o professor Diógenes Linard, que orienta os estudantes, juntamente com um time de docentes e técnicos colaboradores.

Conheça alguns dos projetos desenvolvidos na plataforma arduíno e expostos no Workshop de Automação:

• Casa Inteligente (Edlane Cavalcanti e Allefy Lima): permite o acionamento remoto e automático, com sensores, de pontos de energia.
  • Chuveiro inteligente (Nelson Serpa da Silva): sistema de controle da temperatura e fluxo de água do chuveiro, programável para perfis diferentes, conforme as necessidades pessoais e a economia desejada.
  • Jogo da Sequência (José Sérgio e David Ramos): circuito com sons e luzes coloridas para o participante repetir a sequência apresentada, estilo “Genius”.
  • Exaustor inteligente (Rayane Clarissa e Lilian Beatriz): sistema de ventilação equipado com sensor de gases e umidade, programado para acionamento em níveis críticos de concentração; com larga aplicação em indústrias e laboratórios.
  • Selecionador de caixas (Andressa Agostinho e David Conrado):  equipamento com sensor fotoelétrico para separação automática de caixas segundo o tamanho, para aplicação industrial.

Ewerton Felipe, estudante do IV Módulo de Automação Industrial, também trouxe ao Workshop do curso projetos desenvolvidos com um colega, o estudante Wesley Santos, que curso o ensino médio em uma escola de referência da rede estadual em Ipojuca. “Sempre gostamos de mexer com eletrônica na garagem, e já fizemos vários projetos legais” conta Ewerton. Eles trouxeram ao Campus dois projetos: um robô construído com sucata, que se movimenta e responde a vários comandos, ainda em fase de desenvolvimento; e um capacete equipado com eletrodos, capaz de captar pulsos elétricos do cérebro para acender uma lâmpada de LED.

APERFEIÇOAMENTO – Além da sessão de exposição dos trabalhos, os estudantes de Automação Industrial também puderam se aperfeiçoar na tecnologia do arduíno e conhecer mais sobre processos de inovação. Docentes, técnicos e estudantes convidados fizeram parte da programação do Workshop.

No primeiro dia, o professor Diógenes Linard realizou uma sessão de apresentação da tecnologia em arduíno, aberta a toda a comunidade. O professor Marcelo Amorim abordou fenômenos da Física na palestra “Uma viagem ao interior do Sol”, montada com os estudantes do Núcleo de Astronomia do Campus.

No segundo dia de Workshop, o técnico em Informática José Mario Lemos realizou uma oficina de utilização do shield Ethernet em projetos com arduíno, para integrar os sistemas automatizados com redes de computadores locais; e o discente Joanderson Lacerda, do curso de Licenciatura em Química, promoveu uma atividade prática sobre robótica educacional. Encerrando o Workshop, o professor Andrei Braga Hudson, coordenador do curso de Automação Industrial, ofereceu a palestra “Caminhos da Inovação Tecnológica”.