Ciência e Sustentabilidade têm destaque no segundo dia da SNCT

Abordagens sustentáveis das atividades produtivas entraram em pauta no segundo dia de atividades da Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Ipojuca

As palestras e atividades desta terça-feira (03), na sétima edição da Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Ipojuca, abordaram diversos aspectos da sustentabilidade em processos produtivos. Compuseram a programação atividades propostas por docentes e convidados. Veja a programação completa.

Neste ano, o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é “Ciência Alimentando o Brasil”.

O professor Rogério Fagundes Leite, da UFPE, ofereceu a estudantes do Campus a palestra “Plásticos: Céu e Inferno no Agronegócio”, discutindo as aplicações de polímeros nas atividades agropecuárias e as dificuldades relacionadas ao descarte adequado do plástico. “São diversos os problemas envolvendo a reciclagem de plásticos agrícolas, como a contamização por resíduos químicos, por terra e restos orgânicos, e pela própria mistura dos plásticos utilizados em embalagens, ferramentas e materiais”, ele explicou. Possíveis soluções tecnológicas para esses problemas, como o uso de biodegradação, também foram abordadas.

O professor Francisco Sávio Pereira, do IFPE, apresentou uma palestra sobre a Moringa Oleifera, planta originária da Ásia que possibilidade diversas aplicações e, segundo o professor, poder se tornar uma alternativa agroindustrial sustentável para o Brasil. As folhas e flores da planta são riquíssimas em nutrientes; as sementes têm propriedades purificadoras e podem ser empregadas no tratamento de efluentes com grande eficiência; e o óleo extraído da planta, por sua vez, têm grande aplicação em protudtos cosméticos.

Outros aspectos da sustentabilidade foram explorados pelo engenheiro Marcelo Maia, da CHESF, que apresentou os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos na geração e transmissão de energia solar,  eólica e maremotriz; e por Lauro Guaranys, diretor do Grupo Verde Ghaia, que falou sobre os serviços de auditoria e monitoramento de conformidade legal prestado a empresas de vários ramos.

O professor Andrei Braga Hudson, também do Campus Ipojuca, ofereceu minicurso sobre redação e registro de patentes, contemplando as naturezas da proteção industrial e os aspectos práticos e legais da inovação tecnológica.

Espaço Ciência – Durante todo o dia, o Campus Ipojuca recebeu a Caravana da Ciência, com dezenas de jogos e experiências que exploram conhecimentos de Física, Química e Matemática.

Além do público interno do Campus, a Caravana da Ciência atendeu também a estudantes do Ensino Médio na rede pública de Ipojuca e do Cabo de Santo Agostinho, que visitaram a Semana de Ciência e Tecnologia.

A Caravana da Ciência é uma projeto itinerante do Espaço Ciência, instituição sem fins lucrativos que realiza notável trabalho de divulgação científica no estado de Pernambuco.