PROIFPE conclui ciclo de recepção a calouros

Os estudantes que iniciam seus cursos em 2016.1 participaram de um encontro de aclimatação, para conhecer o pessoal e a estrutura do Campus Ipojuca

O PROIFPE realizou, nesta semana, uma série de encontros com os estudantes que iniciam seus cursos no próximo semestre acadêmico (2016.1). Representantes das equipes de docentes e profissionais técnico-administrativos, da gestão e de estudantes falaram aos novatos sobre os cursos e a estrutura do Campus Ipojuca.

“Nosso objetivo foi apresentar a estrutura do curso e fazer com que vocês se sintam acolhidos, animados para o início das aulas”, disse aos estudantes o professor coordenador do PROIFPE, Anselmo Guerra. Os calouros também responderam a um questionário sobre suas expectativas quanto ao curso e seus conhecimentos prévios em matemática, para facilitar o planejamento de possíveis ações de permanência.

Maysa Thalita, que ingressou no curso técnico em Química, gostou especialmente de ouvir a introdução feita pelo professor do curso. “Não sabia que teríamos aula no laboratório já no primeiro semestre, isso é muito bom”, ela disse.

João Vitor, calouro de Automação Industrial, também aproveitou a apresentação específica do curso: “Eu já tinha lido sobre o curso na Internet e achei que me identificava, mas não conhecia todas as cadeiras; é outra coisa ver o professor explicando”, concordou.

Além da introdução aos cursos, os estudantes foram apresentados a oportunidades oferecidas pelo IFPE nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. O diretor-geral do Campus Ipojuca, professor Enio Camilo de Lima, estendeu aos novatos um convite à participação: “Estudem bastante, e aproveitem as possibilidades de desenvolvimento que aparecerão durante sua estada no Campus. Tenho certeza que vocês sairão daqui muito bem preparados”.

Ciclo de encontros do PROIFPE

O PROIFPE é um programa institucional que desenvolve ações de apoio acadêmico nas frentes de acesso, permanência e êxito dos estudantes.

Antes do início do semestre 2016.1, foram realizados encontros com os calouros de Licenciatura em Química (na segunda-feira, 25/04), dos cursos técnicos em Química, Petroquímica (em 26/04), Construção Naval e Automação Industrial (em 27/04), Os novos alunos de Segurança do Trabalho já haviam participado de encontro semelhante no mês de março.