Instituto assina Ordens de Serviço para construção da quadra do Campus Ipojuca

Previsão é que a quadra seja entregue à comunidade acadêmica até o segundo semestre de 2024; veja as fotos da solenidade de assinatura da ordem de serviço

Devem se iniciar em janeiro de 2024 as obras da quadra poliesportiva do IFPE-Campus Ipojuca. A estrutura vai servir às atividades didáticas da disciplina de Educação Física, prevista como componente curricular do Ensino Médio, e também será disponibilizada práticas esportivas, culturais e associativas da comunidade acadêmica e comunidades do entorno do Campus.

O projeto da quadra poliesportiva será executado em duas fases: primeiro, montagem das colunas de sustentação com estrutura de concreto pré-moldada, incluindo a coberta; depois, acabamento do prédio com fechamento em alvenaria das paredes, construção de arquibancadas e do piso da quadra. A previsão é que as duas etapas sejam concluídas em cerca de 90 dias, contados a partir da chegada do material, e a depender de fatores como a condição climática. O investimento é da ordem de R$ 1 milhão, em contratações nas modalidades RDC (regime diferenciado de contratação) e pregão eletrônico. Também foi autorizada uma remessa adicional da ordem de R$ 300 mil para investimentos em infraestrutura do Campus, que o Campus estuda aplicar na construção de banheiros complementando o equipamento esportivo.

A quadra tem área total de cerca de 980 metros quadrados cobertos, em estrutura vazada para maior circulação de ar, e inclui arquibancadas e pintura adequada para a prática de esportes.

Solenidade – A solenidade de assinatura das ordens de serviço ocorreu no dia 18/12, no auditório da Biblioteca, com a presença de diversas autoridades e membros da comunidade acadêmica. “Esta obra é uma conquista da comunidade, em um período difícil de escassez de recursos por que passou a rede federal de educação”, ressaltou o Reitor do IFPE, José Carlos de Sá Júnior, em sua fala a uma audiência de servidores e estudantes do Campus.

O professor de Educação Física do Campus Ipojuca, Carlos Henrique de Almeida, falou sobre a importância do equipamento para a comunidade. “Nossa cultura é composta por vários aspectos, e a educação física é um deles; faz parta de cultura corporal e do movimento”, afirma ele. “Hoje sabemos a importância de um ambiente enriquecido para o desenvolvimento dos estudantes, e a quadra poliesportiva certamente é uma das ferramentas apoiando esse desenvolvimento”.

Os recursos para a construção da quadra poliesportiva foram obtidos por meio de emenda parlamentar, em um processo de orçamento participativo conduzido pelo mandato do deputado federal Túlio Gadelha (Rede-PE); o projeto da quadra recebeu mais de 1400 votos, e foi um dos escolhidos, na categoria de até R$ 1 milhão. “Foi uma conquista de toda a comunidade, que reconheceu a importância do projeto e votou”, afirmou a diretora do Campus Ipojuca, Viviane Lucy Santos. Ela lembrou que, neste ano, foram realizados os primeiros Jogos dos Estudantes, e que os próximos deverão ser realizados já na quadra do Campus e com maior participação da comunidade acadêmica.

Participaram da solenidade de assinatura da quadra também a prefeita de Ipojuca, Célia Sales; o secretário municipal de Educação, Francisco Amorim; e a Diretora do Departamento de Obras e Projetos do IFPE, Virgínia Silva; Alisson Felipe, assessor parlamentar do deputado Túlio Gadelha; e os representantes legais das empresas contratadas para a execução da obra, Mauro Roberto Leite (MRL & Verly Construta) e Rômulo Cordeiro dos Santos Neto (L&R Santos Construções).