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Química

O curso de Licenciatura em Química do IFPE – Campus Ipojuca busca a formação interdisciplinar e qualificada de professores habilitados em Química, por meio de um processo dialógico e dinâmico. Essa proposta de formação do professor integra a construção de saberes pedagógicos com os desenvolvimento de conhecimentos específicos, respondendo à necessidade de construção de novos modelos de cursos de Licenciatura que vem se desenhando ao longo da história educacional do nosso país. O curso trata os conceitos das Ciências Naturais em ordem crescente de complexidade, e assim reafirma o compromisso com a qualidade da aprendizagem dos estudantes e com o desenvolvimento de suas competências.

Acesse o Plano de Curso da Licenciatura em Química.

O curso superior de Licenciatura em Química do IFPE-Campus Ipojuca contempla uma carga horária total de 3290 horas de aula; 405 horas de práticas profissionais; 405 horas de estágio supervisionado e 200 horas de atividades acadêmico-científico-culturais. A duração regular do curso é de oito períodos/semestres acadêmicos (4 anos).

Para ingressar no curso superior, é necessário ter concluído o Ensino Médio ou equivalente.

Perfil Profissional

O profissional licenciado em Química é qualificado para atuar na Educação Básica e em outros espaços educativos, formais ou não-formais, visando à construção de aprendizagens significativas. O licenciado também está apto a prosseguir seus estudos de Pós-graduação.

Entre as competências desenvolvidas pelo licenciado no curso do Campus Ipojuca estão:

  • Aplicar conceitos de ciências na resolução de problemas, segundo uma perspectiva contextualizada e interdisciplinar
  • Refletir acerca da própria prática pedagógica, utilizando a pesquisa como princípio educativo, mantendo-se aberto(a) a um processo permanente de ressignificação de sua prática
  • Reconstruir conceitos na área de Ciências a partir da resolução de problemas e desenvolvimento de projetos de pesquisa
  • Desenvolver a ética ambiental e o respeito à vida
  • Compreender as relações culturais, sócio-afetivas e cognitivas envolvidas nos processos de ensino e de aprendizagem
  • Dominar a leitura, a escrita e a interpretação; articular e interpretar símbolos e códigos próprios de diferentes linguagens; interpretar textos, esquemas, gráficos e tabelas
  • Conhecer as teorias educacionais e suas aplicações e possibilidades
  • Produzir textos e materiais didático-pedagógicos e científicos
  • Conhecer a legislação e as políticas públicas para a educação
  • Reconhecer e aplicar as propostas do Ensino de Ciências coerentes com o diagnóstico da realidade do aluno
  • Planejar propostas de avaliação educacional coerentes com o plano pedagógico da escola
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar coletivamente.

Última atualização em 30/10/2023

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