Construção Naval
O curso técnico Subsequente do IFPE – Campus Ipojuca em Construção Naval forma profissionais capazes de executar, orientar e avaliar os materiais e processos produtivos na construção e reparo de embarcações. O técnico de Construção Naval desenvolve também as competências necessárias para atuar em outros segmentos e etapas da indústria metalmecânica.
O curso tem duração de dois anos (quatro semestres acadêmicos, ou 1350 horas-aula). Para obter o diploma, é necessário também cumprir 354 horas de estágio curricular.
Podem ingressar no curso pessoas que já obtiveram o certificado de conclusão do Ensino Médio.
Consulte o Projeto Pedagógico do curso técnico Subsequente em Construção Naval.
Perfil Profissional
O técnico em Construção Naval é capacitado para desenvolver as funções de planejamento e controle da produção, suprimentos (aquisições), controle de qualidade e fabricação estrutural, entre outras. É o profissional que atua como elemento de ligação entre o engenheiro e os demais profissionais dos estaleiros, da indústria metalomecânica e da caldeiraria pesada, contribuindo para o desenvolvimento do trabalho dentro dos padrões técnicos exigidos.
O profissional técnico também tem habilitação para prestar assistência técnica no desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de processos de fabricação de pequenas e grandes embarcações, bem como para orientar processos de compra, venda e utilização de produtos e equipamentos da área.
O que faz o técnico:
- Realiza ensaios, testes e monta componentes na fabricação e manutenção naval
- Desenvolve projetos de construção naval
- Controla e inspeciona os processos de construção em plantas navais
- Coordena a construção de embarcações e estruturas hidroviárias
- Realiza a operação e a manutenção de sistemas de navegação
- Seleciona materiais a serem empregados na indústria
- Analista custos operacionais
- Testa a velocidade e a segurança de barcos e navios, entre outros parâmetros
- Monta e organiza estaleiros
- Opera sistemas de logística para controle de frete, armazenamento e distribuição de cargas
- Emite laudos técnicos e faz vistorias nas companhias de navegação
O técnico em Construção Naval pode desenvolver suas atividades em estaleiros de pequeno e grande porte; empresas de construção e reparação naval; empresas de vendas de produtos navais; na marinha mercante; na Marinha do Brasil; em classificadoras navais, companhias de navegação e administradoras de hidrovias. O técnico em Construção Naval também pode atuar em outros segmentos, como fabricantes de máquinas e equipamentos navais, laboratórios de qualidade, empresas de inspeção e ensaio, caldeirarias e a indústria metalmecânica em geral.
Consulte também:
Matriz Curricular – Veja a grade das disciplinas ministradas.
Corpo Docente – Confira a lista dos professores atuantes no curso.
Aspectos Legais – Consulte documentos do IFPE relacionados à oferta do Bacharelado em Engenharia Mecânica no Campus Ipojuca.
Gestão e Estrutura – Conheça laboratórios e salas de aula utilizados no curso e entre em contato com a coordenação.