Início do conteúdo

Segurança do Trabalho

O curso técnico em Segurança do Trabalho forma profissionais especializados em prevenção de acidentes de trabalho e proteção da saúde e qualidade de vida do trabalhador, atendendo à demanda por segurança no setor produtivo.

O curso técnico de Segurança do Trabalho do IFPE-Campus Ipojuca tem duração de dois anos (quatro semestres acadêmicos, ou 1800 horas aula). Para obter o certificado de técnico, é necessário também cumprir 270 horas de prática profissional ou estágio supervisionado.

Podem ingressar no curso técnico subsequente de Automação Industrial do Campus Ipojuca pessoas que têm o certificado de conclusão do Ensino Médio.

Consulte o Projeto Pedagógico do curso técnico Subsequente em Segurança do Trabalho.

Perfil Profissional

O técnico em Segurança do Trabalho tem competências no campo da saúde ocupacional, segurança ambiental, ergonomia, higiene ocupacional e gestão da saúde e segurança. Como profissional especializado, participa da elaboração e implementação da politica de saúde e segurança do trabalho, realiza diagnósticos da situação de saúde e segurança e monitora variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. O técnico também é capacitado para desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho e integrar processos de negociação, além de investigar e analisar acidentes de trabalho e recomendar medidas de prevenção e controle.

O profissional de Segurança do Trabalho atua em ampla gama de setores, como indústria e serviços em geral, agroindústria, construção civil, empresas de transportes e limpeza, hospitais e casas de saúde, laboratórios e secretarias/departamentos do trabalho. Alguns exemplos do que faz o técnico:

  • Inspeciona locais, instalações e equipamentos, observando as condições de trabalho para determinar fatores e riscos de acidentes
  • Realiza suporte básico de vida
  • Registra desvios ocorridos e elabora estatísticas de acidentes do trabalho, bem como documenta os serviços executados em conformidade com exigências normativas
  • Executa o fluxograma de atendimento a vítimas em caso de acidente laboral
  • Elabora relatórios sobre as condições dos equipamentos de prevenção e combate a incêndio
  • Desenvolve ações para implementar o plano de controle de emergências
  • Identifica riscos que possam afetar a segurança e a saúde dos trabalhadores, utilizando equipamentos de medição
  • Identifica e e avalia rotinas e protocolos de trabalho, instalações e equipamentos
  • Prepara instruções, divulga posturas de prevenção de acidentes e dissemina a cultura de segurança, saúde e meio-ambiente na organização
  • Juntamente com o serviço médico e outros profissionais, identifica os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença
  • Planeja e organiza o trabalho na perspectiva do atendimento integral e com qualidade
  • Identifica e aplica princípios e normas de conservação de recursos não renováveis e de preservação do Meio Ambiente
  • Aplica princípios ergonômicos no ambiente laboral

Acesse também:

Matriz Curricular – Veja a grade das disciplinas ministradas.

Corpo Docente – Confira a lista dos professores atuantes no curso.

Aspectos Legais – Consulte documentos do IFPE relacionados à oferta do Bacharelado em Engenharia Mecânica no Campus Ipojuca.

Gestão e Estrutura – Conheça laboratórios e salas de aula utilizados no curso e entre em contato com a coordenação.

Última atualização em 07/11/2023

Fim do conteúdo