Ajuste no calendário acadêmico antecipa final do semestre letivo

Mudanças foram adotadas após consulta ao corpo docente, a partir de diretriz de flexibilização dos dias letivos do Conselho Nacional de Educação

A Direção de Ensino do IFPE-Campus Ipojuca informa à comunidade acadêmica que foi realizado um ajuste nos calendários acadêmicos do atual semestre, a fim de antecipar o final do semestre letivo.

Com a mudança, o período indicado para primeira avaliação vai de 04 a 10/11; para a segunda avaliação, de 23 a 29/12. O os exames finais ficam para os dias 03 a 06/01 de 2022 e o início do semestre letivo 2022.1 está previsto para dia 08/02 do próximo ano.

Consulte o calendário acadêmico de sua modalidade/curso e veja todas as datas do semestre.

A mudança foi possível a partir da publicação do parecer nº 05/2021 do Conselho Nacional de Educação, em agosto de 2021, que permitiu a flexibilização dos dias letivos no contexto de retorno das atividades presenciais de ensino e aprendizagem (consulte o parecer).

Diversos motivos motivaram a modificação do calendário acadêmico. O principal deles foi aproximar o calendário acadêmico do ano civil e do calendário da educação nas esferas estadual e municipal; isso facilita a organização municipal de transporte escolar e garante o acesso a provas como o Enem e vestibulares. A nova organização também facilita a distribuição orçamentária de 2021 para custear todas as atividades do semestre, e antecipa o ingresso de novos estudantes em 2022.

A partir de 2022, retorna-se à dinâmica de 20 semanas letivas.