Aula inaugural recebe calouros do semestre 2016.2

Representantes da direção, dos servidores e dos estudantes deram as boas vindas aos ingressantes nos cursos técnicos do Campus Ipojuca

A tradicional aula inaugural para os calouros do Campus Ipojuca abriu as atividades do semestre acadêmico 2016.2. Representantes da gestão, dos servidores e dos estudantes puderam apresentar a instituição e dar as boas-vindas aos ingressantes nos cursos técnicos de Automação Industrial, Construção Naval, Petroquímica, Química e Segurança do Trabalho.

O diretor-geral do Campus Ipojuca, Enio Camilo de Lima, recapitulou a história da rede federal de ensino técnico e tecnológico, com destaque para a constituição dos institutos federais, em 2008 – que fez saltar a rede de cerca de 140 escolas para mais de 560 campi no Brasil. Ele também falou do trabalho desenvolvido no Campus Ipojuca, que em 2017 completa dez anos de existência. “O curso técnico realmente faz a diferença na vida de um profissional. Vocês terão uma visão diferenciada dos processos produtivos”, afirmou.

A diretora de Ensino do Campus, Jane Palmeira Cavalcanti, destacou a excelente formação dos professores do instituto como um ponto positivo da experiência de estudo no IFPE. Viviane Lucy Santos, diretora de Extensão e de Pesquisa e Inovação do Campus, também falou das oportunidades de pesquisa e extensão disponíveis ao longo do curso.

O estudante Ewerton Farias, presidente do Grêmio Estudantil, também deu as boas vindas aos calouros e falou da representação estudantil do Campus. A servidora Danielle Ferreira, coordenadora de Desenvolvimento de Ensino, conduziu a aula inaugural e fez as apresentações.

CULTURA E ARTE – A aula inagural foi iniciada e encerrada pelo Núcleo de Arte e Cultura do Campus (NAC). Aproveitando o mês de novembro, em que se comemora o Dia da Consciência Negra, os grupos de música e de teatro do NAC apresentaram músicas e dança com a temática afrodescendente. “É um tema para ser lembrado todos os dias, até que não exista mais preconceito”, disse a coordenadora do Núcleo, Luciene Lira de Souza.

Jéssica Souza, que está iniciando o curso de Automação Industrial, aprovou a recepção: “Deu pra aprender mais sobre o instituto, e gostei também das apresentações, principalmente a de dança. Foi bom para reduzir um pouco a ansiedade do primeiro dia”.