Bolsa Permanência abre edital 2016.2 para estudantes do Campus Ipojuca

Estudantes em situação de vulnerabilidade matriculados no semestre 2016.2 podem pleitear uma vaga no programa; inscrições começam dia 10/04

A Direção de Assistência Estudantil (DAE) do IFPE liberou para publicação, nesta quarta-feira (05), o Edital 2016.2 do Bolsa Permanência, para estudantes que já estão frequentando as aulas no Campus Ipojuca.

Consulte o Edital Nº3.2/2017 – GR – Programa de Bolsa Permanência 2016.2 no Campus Ipojuca.

As inscrições acontecem nos dias 10 e 11 de abril (para estudantes do I Módulo que ingressaram no Vestibular na condição de cotistas com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo), com documentação simplificada; e nos dias 12, 17 e 18 de abril, para os demais estudantes, com documentação completa. A documentação deve ser entregue no Setor Integrado de Atendimento ao Dicente (SIAD), das 8h às 20h.

Serão concedidos benefícios mensais de R$  230, R$ 150 ou R$ 100, a depender da avaliação socioeconômica de cada caso. Serão cinco parcelas no total, correspondentes aos meses janeiro a maio do Programa (semestre acadêmico 2016.2 no Campus Ipojuca).

Documentos necessários para a inscrição

Este é um resumo da documentação necessária para fazer as inscrição. Não deixe de consultar o edital do Programa, para checar as informações completas sobre a documentação necessária e o que fazer em casos particulares.

Documentação simplificada, para todos os estudantes:

Documentação adicional, para estudantes que NÃO ingressaram no Campus em 2016.2 na situação de cotistas por renda:

• Cópia do RG do(a) estudante e de todos os membros da família maiores de 18 anos que residem com o(a) estudante.
  • Cópia da certidão de nascimento de todos os membros da família menores de 18 anos que residem com o(a) estudante.
  • Comprovação de renda de todos os membros da família maiores de 18 anos, inclusive do(a) estudante (muito importante: leia com atenção o item 13, Quadro 2, seção 9 do Edital, para saber como comprovar a renda familiar em cada situação – para trabalhador com carteira assinada, trabalhador informal, desempregado(a), etc.). Baixe aqui os modelos de documentos, se se aplicar a seu caso ou de sua família:
  • Se a família for beneficiária de algum programa social (BPC, Bolsa Família, Auxílio Moradia, Auxílio Safra/Defeso, entre outros), cópia dos extratos bancários identificados de janeiro a abril de 2017, OU do cartão do programa social. Na ausência destes documentos, Declaração do CRAD ou do Cad´Único.
  • Cópia da fatura do consumo de energia elétrica dos meses de janeiro a abril de 2017; caso haja impossibilidade de apresentação das faturas, entregar a Declaração/Justificativa de Conta de Energia preenchida e assinada.

Quem pode participar

Podem participar desta seleção todos os estudantes regularmente matriculados nos cursos do Campus Ipojuca no semestre acadêmico 2016.2, prioritariamente em pelo menos três componentes curriculares, e que ainda não fazem parte do Programa.

Estudantes que ingressarão no Campus Ipojuca no semestre 2017.1 (a partir de junho) precisam aguardar o próximo edital de seleção, que deve ser publicado no segundo semestre.

O Programa Bolsa Permanência é dirigido a estudantes que estão em situação de vulnerabilidade econômica (prioritarariamente: advindos de escolas públicas e com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio) ou social (incluindo estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação).