Bolsistas de iniciação científica representam Campus Ipojuca no CONIC

Sete estudantes do Campus Ipojuca apresentaram os resultados de suas pesquisa no Congresso de Iniciação Científica do IFPE, realizado em Pesqueira

Sete estudantes do Campus Ipojuca participaram como expositores da 11ª edição do Congresso de Iniciação Científica do IFPE (Conic), realizada em Pesqueira, entre 22 e 25 de novembro. No Conic, os estudantes que desenvolveram pesquisas científicas ao longo do ano apresentam os resultados des seus trabalhos à comunidade do Instituto.

Confira a lista dos bolsistas da iniciação científica que apresentaram trabalhos no Conic, e os projetos de pesquisa em que estão trabalhando. O coordenador de Estágios e Egressos do Campus, Wilmar Ferreira da Silva Junior, acompanhou os estudantes no Conic.

Estudante Projeto Orientador(a) Modalidade
Carlos Vinicius Nunes de Santana Produção de Biodiesel Etílico a Partir de Óleo de Milho Residual de Fritura Juliana Lucena

PIBIC-Técnico

Diana Gomes Nunes Montagem do Sistema para Processo de Fotodegradação e Testes de Remoção de Corante Têxtil Azul Remazol Paula Barone e Nelson Sobrinho
Edite Maria dos Anjos Estudo e Caracterização dos Princípios Físicos dos Resfriadores Evaporativos com Modelagem Matemática Cleonildo Braga
Gabriela Gomes de Souza e Silva Montagem do Sistema para Processo de Fotodegradação e Testes de Remoção de Corante Têxtil Preto Remazol B Paula Barone e Nelson Sobrinho
Gilberto Guaraná Ferreira Junior Obtenção de Biodiesel a Partir de Óleo de Soja Residual de Fritura Juliana Lucena
Mario David dos Santos Chagas Soluções de Fontes de Energia Limpa Aplicáveis aos Ambientes Acadêmicos Viviane Lucy
Carlos Augusto dos Anjos Análise das Propriedades Físicas e Químicas de RSU Envelhecidos no Aterro da Muribeca Eduardo Maia PIBIC-Superior

Conheça os projetos de iniciação científica realizados atualmente no Campus Ipojuca.

PIBIC – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFPE é voltado ao desenvolvimento do pensamento científico/tecnológico de estudantes dos cursos regulares do IFPE. Existem duas modalidades: PIBIC-técnico e PIBIC-superior.

Todos os anos, a Reitoria do IFPE promove um edital de seleção de projetos. Os estudantes bolsistas executam um plano de trabalho, sob orientação de servidores docentes ou técnicos com experiência em pesquisa científica.

Se o(a) estudante tem interesse em se tornar pesquisador de um projeto de iniciação científica, deve procurar um(a) possível orientador(a) para a elaboração de projeto.