Campus inicia semestre com novos espaços acadêmicos

Entram em uso neste semestre o laboratório de Práticas Pedagógicas e novas salas de aula

O IFPE-Campus Ipojuca deu início ao semestre acadêmico 2019.2 com mais espaços em funcionamento: três novas salas de aula, o laboratório de Práticas Pedagógicas e gabinetes docentes para pesquisa e atividades acadêmicas, além das novas sala dos professores e salas das coordenações de cursos.

Todo a área de atendimento ao estudante está concentrada no prédio da Biblioteca. As salas modulares ao lado do bloco A agora correspondem aos Anexos de Construção Naval e Engenharia Mecânica, e também abrigam o Centro de Libras e Línguas Estrangeiras (CELLE), o Núcleo de Arte e Cultura (NAC), e a sala dos servidores.

“A Administração está sempre estudando as necessidades de reorganização para o funcionamento das atividades”, diz o diretor-geral do Campus Ipojuca, Enio Camilo de Lima. “Com a conclusão do prédio definitivo da Biblioteca, abriu-se espaço para instalar o curso de Engenharia e melhorar a estrutura para desenvolvimento de pesquisa e atividades administrativas”.

O Laboratório de Práticas Pedagógicas, uma demanda do curso de Licenciatura em Química, foi instalado na sala B 02. “É um espaço para o desenvolvimento de recursos didáticos, como jogos e materiais de aula, que visam melhorar a formação dos licenciandos e melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Frequentemente, esses recursos depois são levados a congressos ou aplicados em projetos de extensão, por exemplo”, explica a coordenadora da Licenciatura, Janine Ferreira da Silva.

Durante o recesso acadêmico, também o Laboratório de Informática também passou por uma reestruturação, com a instalação de computadores novos, aptos a rodar os softwares mais modernos que atendem aos cursos do Campus. Com a reorganização administrativa, o Campus ainda abriu espaço e planeja a instalação de outros dois laboratórios (de Física e de Máquinas de Fluxo e Vibração), para atender aos módulos seguintes do curso de Engenharia Mecânica.

Segundo a diretora de ensino do Campus Ipojuca, Luciene Lira de Souza, laboratórios como os disponibilizados pelo IFPE estão bastante associados à natureza das formações profissionais. “O laboratório propicia o desenvolvimento da prática dos estudantes; é o local onde eles encontram a aplicação da teoria que aprenderam“, afirma ela.

Os gabinetes docentes também são uma inovação estrutural importante, voltada às necessidades dos professores. “Esses espaços dão mais condições para que os professores conduzam suas pesquisas dentro do Campus, oferecendo, por exemplo, um espaço adequado para orientação dos estudantes envolvidos com projetos de iniciação científica”, diz Souza.