Campus Ipojuca abre seleção para tutores bolsistas do Programa de Tutoria de Pares

As inscrições foram até dia 25/09; o resultado preliminar da primeira etapa está previsto para dia 02 de outubro.

ATUALIZAÇÃO: O resultado preliminar da primeira etapa da seleção, previsto para dia 02/10, precisou ser adiado por motivo de força maior. Em breve, a organização do Programa publicará um novo cronograma.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – Campus Ipojuca, anuncia a abertura do edital para a seleção de estudantes que desejam atuar como tutores no Programa de Tutoria de Pares. Essa iniciativa tem como objetivo proporcionar apoio e orientação a estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, promovendo a inclusão e o sucesso acadêmico.

Quem pode participar?

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de nível médio integrado, subsequentes e superiores do IFPE – Campus Ipojuca, podem se candidatar para serem tutores no programa. As inscrições estarão abertas de 19 a 25 de setembro de 2023.

Sobre o Programa

A tutoria de pares envolve estudantes (tutores) que auxiliam outros estudantes (tutorados) por meio de estratégias pedagógicas específicas, visando ao desenvolvimento de competências educacionais, sociais e interpessoais e incentivando a cooperação e o fortalecimento das relações interpessoais.

Entre as atribuições dos tutores está colaborar no planejamento de atividades, prestar suporte presencial ou remoto, auxiliar em trabalhos práticos, orientar quanto a prazos e atividades acadêmicas, etc.

A seleção visa preencher 5 vagas para tutores bolsistas, bem como formar um cadastro de reserva para possíveis vagas futuras. Os bolsistas receberão uma remuneração no valor de R$300,00 e terão uma carga horária de 10 horas semanais de dedicação.

Os critérios para participação estão detalhados no edital e incluem estar matriculado, ter cursado o primeiro semestre de seu curso e não ter reprovações não recuperadas.

Inscrição

As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do e-mail institucional. Os estudantes que ainda não possuem um e-mail institucional podem criá-lo link https://meuemail.ifpe.edu.br/estudantes/.

As inscrições serão realizadas on-line através do sistema Fluxo clicando aqui.

As informações acadêmicas dos estudantes serão importadas automaticamente do Q-Acadêmico. Caso estejam desatualizadas, impedindo a inscrição, os estudantes devem entrar em contato com o setor de registro acadêmico. E para a inscrição, os estudantes devem anexar cópias legíveis dos documentos listados no Anexo II do Edital.

Processo de Seleção

O processo seletivo consiste em duas etapas: análise do histórico escolar e entrevista. A pontuação final será calculada a partir das notas obtidas em ambas as etapas.

Principais datas

Período de inscrições: 19 a 25/09/2023

Resultado preliminar da Etapa 1: 02/10/2023

Resultado da Etapa 1: 05/10/2023

Etapa 2 – Entrevista: 9 a 13/10/2023

Resultado preliminar da Etapa 2: 16/10/2023

Resultado final: 19/10/2023

Início da tutoria: 23/10/2023

Os interessados devem ficar atentos a todas as datas e aos requisitos detalhados aqui no edital completo.

O Programa de Tutoria de Pares representa uma importante iniciativa do IFPE para fortalecer a inclusão e a qualidade do ensino, ao mesmo tempo em que oferece uma oportunidade valiosa para os estudantes envolvidos. Não perca a chance de participar e contribuir para o sucesso acadêmico de todos.