Campus Ipojuca dá início ao V Workshop da Licenciatura em Química

A programação teve início nesta quinta-feira (06), com apresentação cultural e palestra do professor Ribamar Santos

Começou nesta quinta-feira (06) a quinta edição do Workshop da Licenciatura em Química no IFPE-Campus Ipojuca. A programação, organizada por estudantes do IV Módulo sob coordenação da professora Maristela Andrade da Silva, conta com trabalhos especiais dos licenciandos e com a participação de palestrantes convidados, em dois dias de evento.

O tema do Workshop foi “A história da Química: práticas e a construção da Ciência”. A cerimônia de abertura teve participação do grupo de música do Núcleo de Arte e Cultura do Campus (NAC), que preparou repertório especial para a ocasião, incluindo uma paródia feita para o Workshop; em seguida, o diretor-geral do Campus Ipojuca, Enio Camilo de Lima, declarou abertos os trabalhos.

O professor Ribamar Santos, doutor em Físico-Química, proferiu a palestra de abertura do Workshop, batizada de “Magnetizados pela Vida”, que abordou os recentes desenvolvimentos nos estudos sobre máquinas moleculares. “Escolhi esse nome como uma homenagem a todos os educadores, pesquisadores e divulgadores da Ciência”, explicou o docente. Ele apresentou o trabalho dos cientistas Jean-Pierre Sauvage, Fraser Stoddart e Bernard Feringa, vencedores do Prêmio Nobel de Química em 2016, que desenvolveram moléculas capazes de realizar movimentos controláveis, ou motores moleculares, um importante desenvolvimento na área de nanotecnologia.

O nome da palestra inaugural atraiu a estudante Mércia Lídia, que cursa o oitavo período da Licenciaura em Química no IFPE-Campus Barreiros. “Fiquei intrigada com o nome da palestra. Quando o professor começou a explicar, inclusive usando analogias com as funções do o corpo humano, fez sentido”, disse ela. Mércia veio ao Workshop pelo segundo ano consecutivo, com colegas do Campus Barreiros, e ficou até às ultimas apresentações. “Sempre é proveitoso, por isso a gente fez um esforço para viajar até aqui”, disse.

ASTRONOMIA –  A oficina “Uma Viagem ao Interior do Sol” foi oferecida pelo professor de Física Marcelo Amorim, juntamente com os estudantes que compõem o Núcleo de Astronomia do Campus Ipojuca. A oficina começou com um experimento demonstrando o fenômeno do eletromagnetismo e seguiu com uma demonstração dos conhecimentos já produzidos pela Ciência sobre a atmosfera solar e a origem da energia do Sol.

“Por que estudar o sol? Isso nos possibilita conhecer outras estrelas mais distantes,  prever fenômenos astronômicos e o desenvolver de outros conhecimentos sobre energia”, explicou Amorim. “Quase todo tipo de energia que conhecemos, com exceção da fissão nuclear e da geotérmica, tem origem na energia do Sol”.

O V Workshop da Licenciatura em Química também contou com atividades ministradas pelos licenciandos, e com sessões de debate e troca de experiências entre estudantes e docentes que desenvolvem pesquisa e extensão.