Campus Ipojuca realiza Congresso de Iniciação Científica

Durante o CONIC, estudantes envolvidos com projetos de pesquisa apresentaram os progressos em seus planos de trabalho

Foi realizado na última quarta-feira (04), no Campus Ipojuca, a sessão local do 14º Congresso de Iniciação Científica do IFPE (CONIC). Estudantes envolvidos em sete projetos de pesquisa participaram do CONIC.

Em paralelo, aconteceu o 7º Encontro de Extensão do IFPE.

A estudante Tainá dos Santos apresentou os resultados de seu trabalho para degradação do corante Remazol B (muito utilizado na indústria têxtil), a partir de fotorreação. “Testamos a realização de processos oxidativos avançado, que foram capazes de transformar os resíduos de corante em água e dióxido de carbono”, explicou ela. “Para o futuro, a ideia é verificar a possibilidade de obter o mesmo resultado com a radiação solar, o que reduziria o custo do processo”.

Os demais trabalhos envolveram um protótipo de sistema de irrigação de baixo custo, e uma pesquisa quantitativa e qualitativa sobre as relações de gênero no meio acadêmico e de trabalho, sistemas de resfriamento evaporativo e uma pesquisa com estudantes e egressas de cursos técnicos do Campus Ipojuca.

Os planos de trabalho em curso continuam em desenvolvimento até meados do ano que vem.

Conheça os projetos apresentados por estudantes do Campus Ipojuca no CONIC 2019:

Projeto Orientador Estudante(s) expositor(es)
Desenvolvimento de Sistemas a partir dos Princípios Físicos dos Resfriadores Evaporativos Andrei Hudson Ozéas de Siqueira Brito
Sistema de Automação de Baixo Custo para Irrigação Wilton Batista Jennifer Thaynan de Matos Assis
Remoção do corante Remazol Black B de soluções aquosas sintéticas utilizando os processos Fenton e Foto-Fenton Plano Paula Barone Tainá Natália dos Santos
Descoloração e degradação do corante Remazol Black 133% por processos oxidativos utilizando NaOH/UV, NaOH/H2O2 e UV/H2O2 Andréa Maria da Silva
Articulando gênero e raça na educação técnica de nível médio: o caso das estudantes egressas e concludentes Danielle de Farias Bruna Lia e Stephany Eduarda
Articulando gênero e raça na educação técnica de nível médio: o caso das estudantes do Técnico de Automação Industrial Angelytha Maria de Oliveira Barbosa e Daiana Lourdes Miranda da Silva
Articulando gênero e raça na educação técnica de nível médio: o caso das estudantes do Técnico de Construção Naval José Rafael dos Santos e Bruna Lia