Campus oferece cursos de introdução à LIBRAS

Já foram realizados dois minicursos de noções de comunicação com pessoas surdas, voltados à comunidade acadêmica

Um minicurso de Introdução à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) vem sendo oferecido, a partir de novembro, a servidores, estudantes e colaboradores do IFPE-Campus Ipojuca. A proposta do “Drops de Libras”, organizado em dois encontros presenciais de duas horas, é viabilizar a comunicação inicial entre ouvintes e surdos.

“O objetivo é fazer com que toda a comunidade do IFPE Ipojuca possa aprender o básico, alcançando uma comunicação simples e objetiva com o estudante surdo que frequenta o Campus atualmente e com os demais surdos que ainda virão”, explica Millena Cândida, intérprete de Libras atuante no IFPE Ipojuca e uma das ministrantes do curso, juntamente com a também intérprete Andresa Torres “Tivemos uma participação ativa dos estudantes e também de servidores docentes e técnicos. O feedback foi muito positivo”.

Além de montar o curso, a equipe também desenvolveu o guia rápido “Informações sobre surdez e a pessoa surda: dicas para se comunicar, que você pode baixar aqui e que ficará à disposição, em versão impressa, para a comunidade acadêmica.

Os primeiros encontros do Drops de Libras aconteceram nos dias 09 e 16 de novembro. No dia 17/11, começou uma segunda edição do minicurso, voltada aos colaboradores terceirizados do Campus (equipes de serviços gerais, portaria e segurança).

“Faremos novas edições do minicurso nos próximos meses, em turnos variados, para as pessoas que não puderam participar dos primeiros”, diz Millena. “Nosso sonho é ver o IFPE se tornar bilíngue”.

O Drops de Libras é uma iniciativa do Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência do Campus (Napne), com apoio da Direção de Direitos Humanos (DDH).