Campus realiza IV Workshop da Licenciatura em Química

Estudantes do IV Módulo organizaram a programação, que contou com palestras de convidados, rodas de conversa, minicursos e uma aula-teatro

Docentes e licenciandos participaram, nos dias 25 e 26 de fevereiro, do IV Workshop da Licenciatura em Química do Campus Ipojuca. O evento foi organizado pelos estudantes do quarto período do curso, e contou com a participação de docentes do Campus e convidados.

Estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFPE-Campus Barreiros, mesmo em período de férias, também se juntaram às atividades. “Viemos aqui aprender, participar dessa troca de experiências e prestigiar o trabalho dos estudantes que organizaram. Sei que é difícil organizar um seminário!”, disse Gustavo Monteiro, que está no sexto período do curso em Barreiros.

Rosamaria Santos de Almeida, estudante do IV período, concorda que a organização é trabalhosa. “Não parei um minuto no suporte às atividades de hoje, mas é muito gratificante”, afirma.

“É interessante ver as turmas interagirem. O quarto módulo organizou, mas outras turmas também contribuiram com a programação. Quando os alunos se envolvem dessa maneira, aproveitam melhor todo o seminário”, avalia aprofessora Maristela Maria da Silva, coordenadora do curso de Licenciatura.

PROGRAMAÇÃO – A cerimônia de abertura do Workshop, na quinta-feira (25) contou com a participação do diretor-geral do Campus Ipojuca, Enio Camilo de Lima, e dos diretores de Ensino (Jane Palmeira), Extensão (Guilherme Amorim) e Pesquisa e Inovação (Viviane Santos). Participaram ainda a professora Maristela Maria da Silva, coordenadora do curso de Licenciatura em Química, e Andrea Maria dos Santos, coordenadora de estágio, além do licenciando Jonatas Lemos da Silva, do sexto período. O Núcleo de Arte e Cultura do Campus Ipojuca (NAC) se apresentou em seguida.

No dia 25, os estudantes também participaram de uma roda de conversa com professores do Campus, sobre a prática docente, e da palestra “Práticas experimentais com abordagem do cotidiano no ensino de Química”, oferecida pelo professor Luiz Carlos dos Anjos. À noite, a professora Simone de Melo Oliveira orientou uma dinâmica para socialização de vivências de estágio-docência.

Na sexta-feira (26), a programação começou com a apresentação de trabalhos em pôsteres, seguida pela mesa-redonda “Química no Cotidiano”, com os professores Aloizio Galdino da Silva e José Brito da Cruz. O minicurso “Possibilidades de uso das Tecnologias Digitais na Educação Básica”. Estudantes do sexto período da Licenciatura (veja trecho de vídeo) apresentaram o teatro-aula “Uma química do amor”. Encerrando a programação, os professores Sávio Pereira e Raphael Andrade conduziram oficinas de experimentos em laboratório e para fabricação de perfumes com materiais alternativos.