Ciclo de palestras promove troca de conhecimentos entre servidores

A iniciativa da comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) reuniu servidores com formações e conhecimentos diversos

A Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do IFPE-Campus Ipojuca, organizou, durante o mês de setembro, o ciclo de palestras “De Servidor para  Servidor”, convidando profissionais do Campus a compartilharem conhecimentos em suas áreas de estudo capazes de contribuir com a saúde e bem-estar dos colegas.

A iniciativa fez parte dos trabalhos para lembrar o Dia do Servidor Público (28 de novembro) e integra uma série de ações da comissão que vem buscando valorizar as experiências e conhecimentos do quadro de servidores do Campus – tanto os adquiridos no exercício da função quanto aqueles frutos de formações e atividades paralelas.

“A ideia surgiu como uma forma de troca de conhecimentos, já que somos uma instituição de educação, e valorização do servidor. Com o Ciclo de Palestras foi possível publicizar habilidades e conhecimentos dos servidores que muitas vezes somente os colegas de setor conhecem”, explica Viviane Lucy, diretora geral do Campus e presidente da comissão QVT. “Percebemos que o Ciclo de Palestras satisfez tanto os palestrantes quanto o público, e esperamos continuar com a experiência em novos ciclos”.

O ciclo de palestras começou no dia 08/09 com o tema “Atividade física e qualidade de vida: benefícios para a saúde e recomendações”, abordado pelo professor Carlos Henrique Dantas, docente da área de Educação Física.

No dia 14/09, a Assistente em Administração Elba Karla Rolim ofereceu a palestra “Fitoterapia: minha farmácia é a natureza”, com base em formação complementar na área.

Em 20/09, o professor de Filosofia Patrocínio Freire promoveu uma incursão “Os vestígios do humano em nós…”, explorando a investigação sobre a essência de uma natureza humana em várias tradições filosóficas.

Encerrando o ciclo de palestras, no dia 27/09, a pedagoga Lóide Alves deu “Dicas de Milhões sobre o Mundo das Milhas”, falando sobre formas de otimizar o uso de programas de pontos de lojas, companhias aéreas e instituições financeiras.

Integração e saúde – A partir de consultas junto aos servidores, a comissão QVT do Campus Ipojuca tem buscado instituir práticas regulares de promoção da saúde e do bem-estar entres os servidores. Semanalmente, são oferecidos momentos de ginástica laboral e meditação guiada, facultado a todos os trabalhadores da instituição.

Ao longo do ano, também foram realizadas ações de integração e troca de experiências entre os servidores, visando à melhoria do ambiente de trabalho na instituição. Ações como o quiz dia Dia das Mães, jogo de Dia dos Pais, café com bolo na copa do Bloco A e outras vêm contribuindo para intensificar a convivência entre servidores dos diversos setores do Campus. Mensalmente, a comissão também publica dicas culturais e informativos sobre as ações de confraternização e promoção da saúde e bem-estar no Campus.

Dia dos Professores e Dia do Servidor Público – No mês de outubro, em que se comemora o Dia dos Professores (15/10) e o Dia do Servidor Público (28/10), o Campus também promoveu uma programação especial para celebrar as duas datas, na perspectiva do fortalecimento das ações de Qualidade de Vida no Trabalho.

Na semana que antecedeu o dia 15/10, os professores vivenciaram momentos de gincana/quiz comemorativo, café especial na sala dos professores e serenatas do Núcleos de Arte e Cultura (NAC). A concepção e organização da programação foi uma parceria com a Direção de Ensino, o NAC e estudantes voluntários. Veja mais fotos das comemorações pelo Dia dos Professores.

Já no dia 20/10, pela manhã, foi realizado um momento de café com bingo/quiz premiados com boa adesão dos servidores do Campus. A organização ficou a cargo da Comissão QVT, Assessoria de Comunicação e Eventos (ASCE) e contou com a colaboração de mais servidores na decoração do espaço, condução das atividades e arrecadação de prendas. Veja mais fotos da comemoração pelo Dia do Servidor Público.